Programa promove plantio de batata em pequenas propriedades

Produtores rurais que participam do Programa de Batata realizado pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba em parceria com o SENAR-SP, estão colhendo o resultado de alguns meses de muito aprendizado. A batata é um dos alimentos mais consumidos no Brasil. Dados de 2021, apontam um consumo de 16,6 quilos per capita ao ano, no entanto, o seu plantio é um desafio para os produtores não apenas do Brasil, pois as lavouras são constantemente ameaçadas por ataques de pragas e doenças.

Em Pindamonhangaba, o Programa piloto acontece no Haras Tarumã, uma pequena propriedade, instalada no bairro do Mandu. “Escolhemos três variedades para o plantio: uma para cozimento, outra para fritura e a terceira para cozimento e fritura. Todas as variedades atendendo as normativas permitidas pelo Ministério da Agricultura”, explica a engenheira agrônoma e instrutora do SENAR-SP, Flávia Sellmer Antoni.

Para Domingos Sávio Sacramento da Silva, produtor rural e proprietário do Haras, o programa de Batata foi mais um grande aprendizado para ele. “Eu gosto muito quando os cursos são realizados aqui no Haras, porque aprendo sem sair de casa. Outro fator importante é que podemos testar o plantio acompanhados do instrutor que vai dando todo o suporte para a produção”, comenta.

De acordo com a instrutora, a produção sofreu com a requeima. “Muita chuva no começo do inverno e muito vento, a requeima veio pesada. Mesmo assim os produtores conseguiram fazer a colheita em julho e agora em agosto vão realizar o restante da colheita”, salientou Flávia.

“O fato de acontecer a requeima, na minha opinião, foi uma coisa boa, pois é melhor que os problemas aconteçam na cultura, enquanto estamos aprendendo e temos o apoio da instrutora”, afirmou Domingos.

As batatas sementes para o plantio vieram da Holanda e o cuidado durante a colheita também é grande para não machucar as batatas e também as “batatas sementes”, que serão utilizadas nos próximos cultivos. A colheita é feita manualmente pelos produtores rurais e o resultado da produção será dividido entre os participantes.

 

 

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *