Programa gratuito garante aulas de construção na zona rural

O Sindicato Rural de Pindamonhangaba formou mais um grupo de pedreiros por meio do Programa realizado em parceria com o SENAR-SP. As aulas que começaram em junho, terminaram no mês de setembro, após a realização de quatro módulos.

No programa os participantes aprendem todos os serviços para a organização do canteiro e a realização da obra. “O Programa permite que o participante aprenda a técnica de construção do zero, e, a partir do projeto desenvolvido, o aluno é capaz de construir o que quiser, pois o processo da construção é o mesmo para qualquer tipo de obra”, explica o arquiteto e instrutor do SENAR, Guilherme Piva Condolo.

Durante as aulas, os alunos construíram uma residência de um dormitório, com sala, cozinha e banheiro. O instrutor explica que o projeto segue dentro das especificações do SENAR e que o Programa é reconhecido pelo MEC. “As etapas seguem dentro do conteúdo e da carga horária determinada pelo SENAR e também respeitamos, rigorosamente, as normas de segurança, sendo assim as paredes são levantadas até um metro e meio no máximo, para que o aluno não precise usar o andaime, evitando o risco de queda”, salientou.

A produtora rural Yolanda de Fátima Silva Oliveira, aprovou o programa. “Eu vim com o objetivo de aprender a técnica para poder construir um muro na minha casa. Como a mão-de-obra é muito cara, a gente vem, aprende e faz da maneira correta, reforçando, principalmente, a fundação. O curso é muito prático e o professor é muito bom, ensina muito bem”, ressaltou.

Para o instrutor, o programa é bem completo e dá ao aluno a possibilidade de aprender as técnicas e depois aplicá-las com segurança. “O aluno sai do curso apto a construir na propriedade ou pronto para o mercado de trabalho. Na propriedade ele pode escolher ampliar a residência, construir um galpão ou construir um mangueiro”, concluiu.

Programa de Hidráulica acontece em outubro

Entre os dias 17 e 20 de outubro, acontece o primeiro módulo do Programa de Hidráulica. Os interessados em participar das aulas devem se inscrever com a Gisa, pelo telefone (12) 98308-0015. Confira a agenda completa de cursos nas redes sociais do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com