Programa gratuito oferece aulas de Acordeon na zona rural

Parceria entre o Sindicato Rural de Pindamonhangaba e o SENAR garante aula de música

“Quando oiei’ a terra ardendo, qual  fogueira de São João. Eu  preguntei a Deus do céu, uai, por que tamanha judiação?..” –  o clássico de Luiz Gonzaga, “Asa Branca”, foi a primeira música aprendida pelos alunos do Programa de Acordeon que acontece desde julho, no Restaurante Colmeia. O curso é uma parceria entre o Sindicato Rural de Pinda e o SENAR-SP. O Programa que teve início em julho, segue até dezembro, com aulas teóricas e práticas, oferecendo aos alunos, condições de aprenderem música de qualidade em um novo instrumento.

Para Áurea Negrini a experiência tem sido enriquecedora. “Gosto muito de música, gosto de cantar, então, quando surgiu a oportunidade decidi entrar na aula. Não é fácil, mas, tem que insistir. Meu marido já foi músico e todos em casa gostamos de música”, comentou.

O Programa inédito no SENAR é realizado em oito módulos, durante seis meses, com aulas práticas e teóricas. “O objetivo é levar o aluno a conhecer e tocar o instrumento e, ao mesmo tempo, aprender a entender a música, ler partituras, conseguindo assim a se tornar um músico completo”, explica Luiz Stéfano Vieira Filho, músico e instrutor do SENAR. O instrutor salienta que no processo de aprendizado os alunos fazem alongamento, aquecimento, exercícios técnicos e teóricos, prática de repertório, incluindo solfejo das músicas e prática em grupo.

O gosto pela música também levou o aluno Lucas Mendonça Faria a participar das aulas de acordeon. “Meu bisavô tocava sanfona, então eu sempre gostei. Queria aprender teclado também. Eu não tocava nenhum instrumento e estou gostando. Acho que estou indo bem e que até o final do ano estarei melhor”, ressaltou.

Para o instrutor, o aprendizado está sendo bem absorvido pelo grupo em geral. “Estão aprendendo até mais rápido do que eu esperava, pois, o Acordeon não é um instrumento fácil de se aprender. “A primeira música que aprenderam foi Asa Branca, de Luiz Gonzaga e a cada música nova que passo tem um grau maior de dificuldade, mas, que eles consigam executar, assim que conseguem, passamos para o próximo nível”.

Segundo, Plenomario de Andrade Sandim Filho, aprender um novo instrumento é muito gratificante. “Eu já toco violão, viola, um pouco de gaita e cavaquinho. O Acordeon é muito interessante, pois, oferece muitas variações, muito bom aprender. Faz tempo que participo dos cursos do Sindicato Rural em parceria com o SENAR e com todos aprendi muito”, comemorou.

De acordo com o instrutor, apesar de ser um curso novo, todos os alunos chegarão ao final aptos a ler partituras e tocando pelo menos 6 músicas fáceis no Acordeon. “O mais importante é que, poderão aos poucos, melhorar a técnica após o curso, pois terão as ferramentas para tal”, concluiu.

(12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com