Programa de Florestamento estimula plantio de árvores em área de preservação ambiental

O Programa de Florestamento – Recomposição da Área de Preservação Permanente realizado pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba, em parceria com o SENAR-SP,  reúne produtores rurais preocupados em preservarem o meio ambiente e também na adequação de suas propriedades ao novo Código Florestal. Além de passar as técnicas corretas, o programa estimula o plantio de árvores em áreas de preservação permanente.

Na Fazenda Princesa do Norte, o Programa teve início no mês de março e segue até novembro. “Iniciamos o programa enchendo os tubetes, semeando e dando início à produção do viveiro. Durante as aulas, fazemos a manutenção das áreas que receberão as mudas e em novembro acontece o plantio”, explica o engenheiro florestal e instrutor do SENAR-SP, Marcos Diniz.  Com diversos módulos, o Programa apresenta várias etapas, como: amostragem do solo, produção de viveiro, combate às formigas, confecção de cerca, monitoramento, entre outros.

Ele explica que o programa é bastante prático, mas, também tem como objetivo divulgar a importância do CAR – Cadastro Ambiental Rural e do PRA – Programa de Regularização Ambiental. “É importante que o produtor rural faça as adequações do CAR e do PRA. Pela nova legislação, se o produtor tem uma propriedade de até 4 módulos, pode plantar árvores de interesse econômico, agregando valor à propriedade”, comenta o instrutor.

Para Nivaldo Semensato, o programa está sendo muito importante. “Tenho uma propriedade em Lagoinha e pretendo aplicar lá, tudo que estou aprendendo. O programa é muito bem elaborado. Acredito que será de grande valia”, salienta.

Parte das espécies cultivadas no viveiro do programa serão utilizadas no Florestamento da Fazenda Princesa do Norte e outra parte será dividida entre os participantes. “Aqui procuramos plantar espécies que agreguem valor, como a copaíba e o jequitibá”,

João Vieira dos Santos é funcionário do Sindicato Rural e também participa do programa, sendo responsável direto pela construção da estrutura dos viveiros. “Eu sempre vivi na roça e toda a oportunidade que tenho de aprender algo novo, eu aproveito. No programa estamos aprendendo a forma correta de plantio, as melhores espécies para o plantio, a legislação e, ainda, toda a manutenção necessária do terreno”, comemora.

De acordo com o instrutor, na Fazenda, a área de plantio será de 7 hectares, realizado em áreas separadas. “Uma área receberá mudas plantadas de forma integral pelos alunos do programa e outra será feita dentro de outro modelo, em parceria com uma Instituição do munícipio, todos modelos aceitos pela legislação”, conclui.

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com