Polícia Militar e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural se unem para levar mais segurança ao campo

Foi realizada no dia 19 de fevereiro, na sede do Escritório Regional de Desenvolvimento Rural, em Pindamonhangaba, a primeira reunião de 2020, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) envolvendo duas Companhias da Polícia Militar, representantes da Prefeitura (Secretaria de Segurança, Departamento de Agricultura e da Guarda Civil), da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Defesa Agropecuária (CDA) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios(APTA), unidades regionais da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

O encontro teve por finalidade discutir a segurança no campo, desde o patrulhamento na zona rural, bem como a contribuição de cada uma das instituições envolvidas com essa questão. Contou com a presença de representantes e conselheiros dos bairros rurais, técnicos, lideranças do setor agropecuário e outros convidados de diferentes regiões de Pindamonhangaba.

Segurança tem sido um dos assuntos que ganhou importância nas diversas reuniões realizadas com os produtores do município durante a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, sendo o tema responsável pela integração das diversas entidades presentes no encontro, conforme explicou a chefe da Casa da Agricultura e secretária-executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, engenheira agrônoma Telma de Aquino.

Telma relatou algumas ações já realizadas, como o mapeamento das estradas rurais do município com o apoio do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e Prefeitura. Ela também falou das sugestões levantadas no Conselho, entre elas, a colocação de placas de identificação nas estradas vicinais e o mapeamento da estrutura fundiária com a identificação de propriedades, que poderiam ser efetuadas por meio de parceria pública privada.

A presidente do CMDR, Niucéia Nogueira Vieira explicou o funcionamento do Projeto Vizinhança Solidária, implantado ano passado no Ribeirão Grande e com bons resultados alcançados poderia ser estendido aos bairros vizinhos, de acordo com as diretrizes da Polícia Militar.

Outra proposta apontada pelo Secretário Municipal de Segurança, José Sodário Viana e pelo Diretor do Departamento de Agricultura, Paulo Imparato, seria a instalação de câmaras integradas ao Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura, que está em funcionamento nas áreas estratégicas da cidade.

Os representantes da Polícia Militar e da Polícia Ambiental se mostraram muito receptivos às parcerias que venham beneficiar os produtores e moradores da zona rural. O encontro serviu para uma maior aproximação, melhorar a comunicação e aprimorar o atendimento desse público.  A representação das Polícias ficou com Sargento Marcos Amador dos Santos, representando 2ª Cia da Polícia Militar e os policiais militares da 4ª Cia da Polícia Ambiental, Renato Malavazzi e Marco Antonio de Oliveira.

Como entidade membro do CMDR, o Sindicato Rural vai poder colaborar com essa iniciativa que conta também com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outras associações de produtores rurais e de moradores. O presidente João Bosco Andrade Pereira esteve acompanhado de sócios da entidade, que se manifestaram a participar do Programa Vizinhança Solidária, de iniciativa da Polícia Militar.

Fonte: Cristiane Hungria – Assessoria de Comunicação da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS)