FAESP promove webinar sobre fiscalização no trabalho e prevenção à Covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Sistema FAESP/SENAR-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), sob a orientação do presidente Fábio de Salles Meirelles, vem realizando diversas ações para preservar vidas e orientar o púbico rural nas atividades agrícolas.

Entre os trabalhos realizados, foi promovida no dia 16 de setembro, uma webinar pelo departamento jurídico da FAESP, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho no Estado de São Paulo. O encontro virtual teve como objetivo esclarecer aos participantes, como é realizada a fiscalização do trabalho nas propriedades rurais, de modo a contribuir para que o produtor atenda às crescentes demandas fiscalizatórias.

A Federação vem atuando para dar condições de trabalho e subsidiar com informações técnicas toda a rede sindical filiada, composta por 237 sindicatos rurais e 332 extensões de base. Tema ressaltado na webinar por Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP. “Trabalhamos juntos e pensamos em várias ações que pudessem garantir a continuidade das atividades no campo, uma delas, foi a importante iniciativa logo no início da pandemia, por meio da qual o SENAR-SP, junto com os sindicatos, produziram cerca de 3 milhões de máscaras de proteção, para distribuição aos produtores e trabalhadores rurais, sendo que parte dessa produção, também foi doada às Santa Casas e Postos de Saúde dos municípios paulistas”.

A webinar destacou as principais medidas de prevenção à COVID-19, como o distanciamento de pelo menos um metro entre os trabalhadores, tanto no ambiente de trabalho quanto nos transportes e nos alojamentos sob responsabilidade do empregador, o uso de máscaras e constante higienização das mãos, para evitar até mesmo a auto contaminação. Esses protocolos de segurança devem ser respeitados rigorosamente.

O trabalho do produtor, que garante o abastecimento de toda a população e que não parou nem em tempos de pandemia, precisa ser feito de forma segura para manter a saúde dos trabalhadores e o sucesso de sua produção. Pensando nisso, o SENAR-SP elaborou cartilhas com protocolos a serem seguidos para lidar com o coronavírus.

Roberto Almeida, médico responsável pelo programa “Promovendo a Saúde no Campo”, do SENAR-SP, ressaltou que “Nossa instituição se preocupou e se preocupa o tempo todo com todos os produtores rurais e trabalhadores envolvidos nos processos produtivos”.

O Sistema FAESP/SENAR-SP tem trabalhado incansavelmente para orientar e informar sindicatos rurais, funcionários e produtores rurais sobre os riscos da doença e sobre as medidas a seres adotadas para sua prevenção por meio de estudos e protocolos técnicos, circulares, ofícios, recomendações, cartilhas, videoconferências, lives e divulgações em redes sociais.

Aos que não puderam participar, informamos que a webinar foi gravada e será disponibilizada no canal do YouTube do Sistema FAESP/SENAR-SP.

Fonte: Comunicação FAESP/SENAR