Sindicato Rural recupera área na Fazenda Princesa do Norte

O Sindicato Rural de Pindamonhangaba deu início ao cadastro da Fazenda Princesa do Norte no Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SICAR, local onde será instalado o Centro de Formação Profissional Rural. No projeto consta o plantio de aproximadamente 13 mil mudas de árvores, para compor a área destinada à reserva legal.

Edargê Marcondes, engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, explica que, de acordo com a Lei Federal 12.651/ 2012 a Reserva Legal exigida pela legislação poderia ser compensada em outra propriedade com excedente de vegetação, haja vista que na Fazenda já não existia vegetação nativa remanescente desde 22 de julho de 2008 que é o prazo estabelecido em lei. “O Sindicato Rural optou por fazer o plantio no próprio local, pois entendemos que, mais importante que cumprir a legislação é contribuir para a restauração da mata na Fazenda, proporcionando sustentabilidade ao meio ambiente e, consequentemente, um espaço mais saudável para as próximas gerações”, salientou João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.

Pela legislação, o Sindicato tem até 20 anos para finalizar o projeto de reflorestamento. “Estamos ainda na primeira etapa, fizemos cadastro da propriedade no SICAR, bem como o projeto para o plantio da reserva legal e vamos começar a alimentar o sistema com as informações”, comentou o engenheiro agrônomo.

O Projeto completo contempla, ainda, o controle de formigas cortadeiras, preparo do solo, abertura das covas, calagem/adubação, controle de ervas invasoras, manutenção de aceiro, etc. “No local serão plantadas mudas nativas e de ocorrência regional, como Ipê, Angico, Jequitibá, Jatobá, Quaresmeiras, Açoita Cavalo, além das frutíferas, Pitangueira, Goiabeira, Araçá, Grumixama, Cereja do Rio Grande, entre outras, conforme definido por legislação específica”, salientou Edargê.

Outra ação que será realizada é adequação ambiental da propriedade no SICAR. “Na adequação fazemos o levantamento de eventuais passivos e ativos da propriedade, diagnosticando possíveis regularidades ou irregularidades ambientais, compromissos anteriores, etc”, explicou Eduardo Marcondes, engenheiro ambiental, corresponsável pelo projeto.

A Fazenda que abrigará o Centro de Formação Profissional Rural atenderá a diversos tipos de eventos, a obra está a todo vapor e o projeto de paisagismo em breve também será colocado em prática.