Alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro participam de atividade de Ecoturismo

A convite do Sindicato Rural de Pindamonhagaba, alunos do programa “Jovem Agricultor do futuro” participaram, no final de agosto, de uma atividade de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que incluiu trilha, rapel e tirolesa na Fazenda Mayno, com a empresa de turismo de aventura Apoena.   A atividade teve como principal objetivo aproximar os alunos do turismo de aventura e do ecoturismo.

De acordo com João Bosco de Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural, a atividade foi muito mais que um passeio ou lazer. “A atividade mostrou aos jovens, novas oportunidades de trabalho que a zona rural proporciona, relacionadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo. Queremos mostrar que essas oportunidades estão acessíveis a todos, bastando ter persistência e dedicação”, comentou.

Para Gabriel Rezende Souza, responsável pela empresa Apoema, a atividade foi de extrema importância para a aproximação dos jovens com o turismo de aventura. “O grupo aproveitou bastante a atividade. Durante a trilha apresentamos noções básicas de preservação do meio ambiente e da mata ciliar. No final da trilha, realizaram o rapel de cachoeira de 22 metros, com toda segurança e auxiliados pelos técnicos da empresa”, explicou.

“Esses momentos trouxeram inúmeros benefícios para esse grupo de jovens, desde a troca de conhecimento e experiência, a oportunidade de observação e interação, até o objetivo principal que foi proporcionar a eles cultura, lazer e entretenimento”, salientou Karen Cristina de Freitas Moraes, instrutora pedagógica do Programa.

A aluna Lariany da Cruz Galvão Lima afirmou que a experiência foi ótima. “Estava morrendo de medo, mas, consegui descer com a ajuda da equipe da Apoema, que foi muito atenciosa e depois também fui na tirolesa”.

Para Guilherme Antunes dos Santos foi um dia de muita diversão. “Os instrutores são muito atenciosos e especializados. Adorei o rapel, se puder quero fazer outras vezes”, salientou.

A atividade foi aprovada também pelo aluno Thiago de Jesus. “Foi uma experiência muito legal, a trilha, o rapel, a tirolesa, apesar do medo no rapel”, explicou.

Segundo o especialista em turismo, a atividade é importante para tirar o grupo da zona de conforto enfrentando novos desafios. “O rapel trabalha com o medo de forma totalmente controlada, o que ajuda os participantes a se superarem”.

Para o aluno Richard Eduardo a experiência foi muito interessante para trabalhar o medo. “Foi incrível. Agradeço a atenção e compreensão de toda a equipe, pois foi preciso muita coragem para realizar o desafio de fazer o rapel na cachoeira. Foi importante para nos ensinar a vencer os obstáculos que a vida nos apresenta com determinação e coragem”, concluiu

A Apoena Ecoturimo & Turismo de Aventura realiza roteiros aos finais de semana na zona rural de Pindamonhangaba e também em outras cidades. Desenvolve também treinamentos empresariais, abordando gestão de segurança, sempre com equipamentos homologados.

Assessoria de  Comunicação: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118

agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *