Sindicato Rural dá início às aulas do Programa de Apicultura

O mercado do mel é cada vez mais promissor, sendo um excelente negócio para o produtor rural. Hoje o Brasil ocupa a 11ª posição no ranking mundial com aproximadamente 51 mil toneladas, exportadas. Como alimento ou para melhoria da saúde, o mel é bastante consumido pelos brasileiros. Dessa forma, o Programa de Apicultura oferecido pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba em parceria com o sistema Faesp/SENAR, vem atraindo muitos participantes, além disso, é um dos poucos cursos, que oferece certificação pelo MEC.

O programa acontece em seis módulos ao longo de seis meses. Em cada módulo, o aluno vai adentrando no universo das abelhas de forma teórica e bastante prática. No primeiro módulo eles aprendem sobre estruturação e montagem de um apiário, e nos módulos seguintes, estudam sobre produção de pólen, produção de abelha rainha e geleia real; produção de própolis e gestão e planejamento do apiário.

“O que me trouxe para o curso de apicultura foi a busca por conhecimento. Eu já mexo com abelhas, mas, não sei como lidar de forma adequada. Estou gostando bastante, a parte teórica é bem completa e o professor é excelente para passar as informações e tirar nossas dúvidas. Pretendo me formar e um dia viver da produção de abelhas”, salienta o aluno Altieres Tadeu Pereira dos Santos

Para Celso Ribeiro Cavalcante, instrutor do SENAR, as expectativas para o início do programa são as melhores. “A turma é heterogênea, jovens, aposentados, produtores rurais, todos com vontade de trabalhar com apicultura”, destaca

A busca por aprendizado, também levou a aluna Neide Marcelão Daniel. “Eu queria aprender um ofício e quando soube do curso gratuito decidi me inscrever. Estou amando e aprendendo muito. Tudo muito organizado e o professor é muito bom também”.  Para o aluno Pedro Meinberg Fadida, o curso também está atendendo as expectativas. “Estou gostando muito, me surpreendendo mesmo. O programa é muito completo e o professor é excelente. Eu recomendo, porque acredito que muitas pessoas podem se beneficiar com o aprendizado”, comemora.

Durante seis meses, os alunos vão estudar sobre as abelhas e aprender módulo a módulo, como produzir mel e seus derivados. “Só tenho que agradecer a oportunidade da parceria Sindicato Rural e Senar, que nos permite formar novos apicultores, com toda a estrutura que precisamos. Tenho certeza que teremos resultados positivos”, conclui o instrutor.

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com