Sindicato Rural dá continuidade a cursos de atividades equestres

No início de março, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba deu sequência aos cursos de equideocultura. O curso “Preparo de equinos para a Lida de gado no campo”, foi realizado no Centro de Formação Profissional Rural, na Fazenda Princesa do Norte. Os cursos e programas acontecem em parceria com o SENAR-SP e todos recebem certificado.

A indústria do cavalo é uma das que mais cresce no agronegócio brasileiro e estima-se que movimenta cerca de R$ 30 bilhões por ano. O Brasil possui hoje o 4º maior rebanho equestre do mundo, atrás apenas do México, China e EUA. Pensando nesse mercado aquecido, o curso reuniu uma diversidade de participantes, entre produtores rurais, profissionais do campo, estudantes e criadores. “Temos um grupo bem diversificado, a grande maioria começou no curso de doma e de rédeas e que dando sequência ao treinamento. Alguns são estudantes de medicina veterinária e buscam conhecimento na área de equinos, outros são produtores rurais e utilizam o cavalo na lida, outros ainda, são criadores e querem aprender mais sobre o animal”, comenta o Kleber Brandão de Godoy, instrutor do SENAR.

O instrutor explica ainda que todas as provas equestres (tambor, apartação, laço), foram tiradas das atividades no campo. “Esse curso ensina os comandos básicos para que um cavalo possa trabalhar com o gado. Assim, a pessoa que não tenha feito um curso anterior, pode participar desse, pois é o cavalo quem precisa estar preparado para receber os novos comandos. Um cavalo que não seja domado ou que não tenha recebido os comandos básicos de rédeas, por exemplo, não pode receber os comandos básicos de lida”, ressalta.

Lucas Augusto kolososki começou a trabalhar com cavalos há 8 meses. “Vi o curso pelas redes sociais e me inscrevi para buscar novos conhecimentos. O curso atendeu minhas expectativas, muito bom”, comentou.

Maria Agatha Balbo, é estudante de veterinária e está realizando todos os cursos em atividades equestres. “Os cursos estão contribuindo bastante para a faculdade, e, particularmente, para mim, que gosto de cavalos e quero me especializar. Como os cursos são bem práticos, fica fácil aprender”, comemorou.

De acordo com o instrutor, o novo Centro de Formação Profissional Rural facilitou a realização dos cursos de atividades equestres. “Isso porque o local está sendo estruturado de acordo com as necessidades dos cursos. A primeira coisa que pedimos foi a construção de um redondel, o que foi prontamente atendido pela diretoria do Sindicato Rural. A partir das orientações dos instrutores, o local está se adequando para a realizações de cursos com excelente qualidade”, conclui.

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com