Entrevista – Isis Monteiro Guimarães – presidente do CMDR

No mês da mulher, o Informativo traz um bate-papo com a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR. Isis é um exemplo de empreendedorismo e, ao lado  do sócio , Felipe Augusto da Silva Garcia, comanda a empresa Arbovale.

Formada em engenharia mecânica e, depois de algum tempo trabalhando na indústria, Isis aliou sua expertise em gestão de qualidade e requisitos legais com a experiência de Felipe, em viveirismo, dando início à Arbovale, que produz mudas florestais para projetos de reflorestamento de nativas e projetos comerciais de eucalipto, além da produção agrícola como os tomates grape, carro-chefe da empresa.

Ao longo dessa jornada, Isis participou de diversos eventos e programas de Tv. Ela explica que alguns desses eventos foram muito importantes. “Um deles foi a Feira do Empreendedor do Sebrae, quando a Arbovale foi convidada para expor no stand do Sebrae/Senar e fui convidada para participar de uma mesa de bate-papo com outras mulheres do campo, foi sensacional, muitas perguntas e todas querendo orientação para empreender”, comenta. Isis também já foi capa da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.  Por conta de todo esse caminho trilhado, a empreendedora é exemplo de seriedade quando se trata de protagonismo feminino no campo.

Informativo Nossa Terra, Nossa Gente – Como você vê a abertura do Sindicato Rural de Pindamonhangaba à participação cada vez maior das mulheres?

Isis –  O Sindicato Rural é aberto sim às mulheres, mas elas ainda não se deram conta disso, tanto que os sócios são os homens. O Sindicato aprovou um novo estatuto liberando os cônjuges dos associados a terem voz ativa também, e isso é muito bom, porém as mulheres têm de se apropriar disso.

Informativo– Quais os principais desafios que você enfrentou no campo por ser mulher? Eles ainda existem?

Isis – Já tive desafios diversos por ser jovem, por ser mulher, mas sempre teremos esses desafios, penso que devemos nos preparar para o que estamos apresentando ou defendendo, pois as pessoas, de um modo geral, respeitam quando você demonstra conhecimento do que está falando, isso causa um impacto positivo da sua imagem, exceções sempre existirão, mas devemos sempre levar os desafios como aprendizagem.

Informativo – Quais os principais objetivos do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural?

Isis –  O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural tem como principal objetivo propor diretrizes e políticas públicas que melhorem as condições de ambiente para as pessoas que vivem e trabalham na área rural.

Informativo – Como presidente do Conselho, quais as expectativas para o desenvolvimento do setor rural no município para os próximos anos e o que o Conselho tem feito em prol desse crescimento?

Isis –  Apesar de o agronegócio ter sustentado o Brasil na pandemia, no atual governo federal ele não está sendo valorizado como merece, e aqui na cidade, como presidente do CDMR, vejo a mesma situação, apesar do agro ser a terceira economia de Pinda. A área rural necessita de políticas públicas que melhorem as estradas para escoar a produção, precisa de políticas públicas para dar ao adolescente da zona rural entretenimento para ele sair da ociosidade. Quando cito entretenimento, me refiro às atividades de lazer, de atividades físicas, de cultura, de aprendizagem, o governo local tem de se preocupar com os jovens ociosos da zona rural, pois são alvos muito fáceis das drogas. As mulheres que vivem nessas áreas também precisam de políticas públicas para praticarem atividades que lhe tragam benefícios financeiros e lhe garantam independência financeira. Enfim, a cidade carece sim de atenção para os bairros rurais. Durante a minha gestão, o CMDR conseguiu adquirir tratores, implementos, caminhões e caminhonetes para auxiliar os produtores rurais em suas demandas. Como presidente, já conversei com o prefeito e vice-prefeito para criarmos a secretaria de desenvolvimento rural, pois dessa maneira conseguiríamos mais recursos e teríamos voz mais ativa no município, a fim de melhorar a vida para os produtores, moradores e visitantes da área rural.

Informativo – Como o protagonismo feminino pode auxiliar na formação de políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento sustentável?

Isis – Pensar em desenvolvimento do médio agricultor, da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável é trivial; pensar na mão de obra feminina, é necessário, pois precisamos despertar o interesse das mulheres também na gestão dos negócios e, ampliar dessa maneira, o protagonismo feminino nos empreendimentos rurais, só assim elas terão melhores oportunidades de crescer, pois vão entender da administração do seus próprios negócios.

Informativo – Segundo dados do IBGE, a presença feminina representa 47,5% da população no campo no Brasil. Desse percentual, apenas cerca de 50% das mulheres, são economicamente ativas. Na sua opinião, por que isso acontece?

Isis – Isso acontece por falta de conhecimento delas no assunto, o protagonismo feminino é tema atual e vem sendo aos poucos incorporado na sociedade e mostrado sua importância. Existem, hoje, vários movimentos em prol do protagonismo das mulheres no campo, o próprio SENAR tem um grupo que motiva e ensina as mulheres a tomarem as “rédeas” de seus negócios. É um movimento que tende a crescer.

Informativo- A busca por conhecimento constante pode auxiliar na maior presença feminina no setor?

Isis –  O conhecimento nos liberta. Se quiser ser protagonista em qualquer coisa, não importa se é mulher ou homem, busque o conhecimento. Como mencionei no início da entrevista, ter conhecimento é fundamental para adquirimos respeito e atenção das pessoas.

Informativo – – Como a troca de experiências entre as mulheres empreendedoras, seja no campo ou na cidade, pode dar visibilidade ao trabalho da mulher rural?

Isis – Networking é sempre muito importante. Às vezes você está passando por uma dificuldade numa certa situação que uma outra pessoa já passou por isso, e pode dar dicas de como solucionar o problema. A troca de experiências é fundamental, é necessária para uma sociedade saudável.

Informativo – Como a tecnologia tem ajudado na participação da mulher no desenvolvimento das atividades no campo?

Isis – A tecnologia tem ajudado o mundo todo e, no campo, não é diferente, a agricultura de precisão tem auxiliado nas produções, nas previsões de clima, na venda dos produtos, na administração dos negócios. Além de todos esses itens, a tecnologia também ajuda no sentido de networking, eventos e estudos on line. As pessoas não precisam sair de suas propriedades para adquirirem conhecimento, e isso serve para todos, mas, principalmente, para as mulheres que estão na mira para melhorar o desenvolvimento rural.

Informativo – Que mensagem você deixa para as mulheres, especialmente, as que como você são empreendedoras rurais?

Isis –  A mensagem que deixo é busquem conhecimento, busquem saber o que fazem, para conseguirem discutir de igual para igual com qualquer pessoa no assunto. Estejam sempre bem vestidas, isso dá poder tanto psicologicamente para nós mesmas, como para quem nos vê. E por fim, o mais importante, conte seus planos para Deus, Ele vai orientar você! É isso!!

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com