Produtores rurais buscam informações no curso de avicultura

Em outubro, produtores rurais de Pindamonhangaba participaram do curso de avicultura básica realizado pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba- SRP, em parceria com o SENAR-SP. Durante três dias, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre a origem e a fisiologia do animal, construção e manutenção do galinheiro, produção de ração na propriedade, entre outros assuntos.

De acordo com Daniela Sartori, bióloga, mestre em zoologia e instrutora do Senar, o curso é básico, apenas na descrição, pois é bastante completo. “Procuramos trazer o máximo de informação aos participantes, desde a origem do animal, até a produção de alimento dentro da propriedade, fazendo com que o produtor rural seja mais autônomo e cuide dos animais de forma mais saudável”, explica.

O curso abordou as possibilidades de substituição de parte do milho e do farelo de soja, principais ingredientes da ração, por alimentos alternativos, como a mandioca e a Moringa oleifera, entre outros. “O preço do milho e do farelo de soja aumentaram demais, então tanto a mandioca, como a silagem, que também ensinamos os produtores a fazer, são excelentes opções para uma alimentação saudável e com baixo custo”, comenta a instrutora.

Lucimara Aparecida Guimarães Santos ficou bem satisfeita com o curso. Ela tem uma propriedade no bairro do Bom Sucesso, onde pretende trabalhar com turismo pedagógico. “O curso superou minhas expectativas. Nós já temos galinhas lá, mas, meu objetivo com o curso era aprimorar o conhecimento. A professora Daniela é muito bem preparada e nos passou muito conhecimento, especialmente na questão do manejo e bem-estar animal e, no uso de medicamentos naturais”, avalia.

O produtor rural Fernando Antunes de Lima, também tem uma propriedade no Ribeirão Grande e procurou o curso em busca de inovação. “Aprendemos muito. Até aqui a gente criava as galinhas de forma muito arcaica e agora vamos poder adequar o galinheiro para que as galinhas tenham um espaço mais arejado. Interessante também foi a produção da alimentação na propriedade, porque os insumos estão muito caros, o que atrapalha a criação. Aprendemos boas alternativas para uma produção mais sustentável”, comemora.

Durante as aulas, a instrutora também apresentou aos alunos outras ferramentas, como a homeopatia que pode ser utilizada para proteger o sistema imunológico dos animais. “Além de proteger o sistema imunológico, a homeopatia regula outras funções do organismo dos animais”, conclui.

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118- agencia@oficinadacomunicacao.com.br