Artesanato em Bambu é tema de curso oferecido pelo Sindicato Rural

Entre os dias 7 e 11 de março, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba ofereceu o curso de Artesanato em Bambu no Sítio Nossa Senhora Aparecida, em parceria com o SENAR.

O instrutor Donizetti Pinto Ribeiro, explica que o curso é bastante prático. “Temos apostila, mas, as aulas são quase que 100% práticas. Os alunos aprendem fazendo, o que facilita muito o aprendizado”, comentou.

Durante as aulas, os alunos aprendem técnicas para a extração do bambu, que deve ser feita na lua minguante. Aprendem também a tratar o bambu com ácido bórico e a destalar o bambu e só então, passam para a produção das peças. “Na maioria das vezes, não extraímos o bambu na lua correta, por isso a necessidade do tratamento das peças”, salientou o instrutor.

Valéria Silva de Carvalho é artesã e trabalha com bonecas de pano e se interessou pelo curso de artesanato em couro, que aconteceu em fevereiro e também fez o de artesanato em bambu. “Mesmo tendo experiência, os primeiros dias são mais difíceis, depois vamos ganhando habilidade e fica mais fácil”, comentou. Ela explica que o aprendizado vai contribuir para o trabalho que já realiza.

Para Avelina Moreira da Silva, o curso foi muito importante também. “Aprendi muito, nem imaginava que seria capaz de fazer uma cesta. Os cursos do Sindicato em parceria com o SENAR são excelentes, além do que são gratuitos”, comentou.

De acordo com o instrutor, qualquer um pode aprender as técnicas. “Quem já trabalha com algum tipo de artesanato, tem mais facilidade, mas, o curso é destinado a todos os públicos”, concluiu.