Programa prepara jovens para empreender na área rural

O Programa Jovem Agricultor do Futuro, realizado em parceria entre o Sindicato Rural de Pindamonhangaba e o SENAR tem como principal objetivo oferecer aprendizagem rural a jovens entre 14 e 17 anos.

Em Pinda, o programa atende alunos da Escola Pedro Silva, do bairro das Campinas  e acontece no contra turno escolar, contando com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba que oferece o transporte. O programa tem o objetivo de proporcionar aos jovens a educação básica em todas as atividades produtivas do meio rural, transformando o potencial deles por toda vida. “Como coordenadora me sinto honrada em participar deste Projeto junto com a escola e com os alunos”, comemora Gisleyne Alvarenga, coordenadora dos cursos do SENAR.

Para o engenheiro agrônomo e instrutor Ruan Calderaro de Oliveira, apesar de algumas restrições por conta da pandemia, o curso é bastante completo. “Dividido em teoria e prática, os alunos aprendem muitas atividades interessantes. Agora no início vão aprender a fazer um canteiro de flores e cada um terá a responsabilidade de cuidar da sua planta, até o final do curso”, ressaltou. De acordo com o instrutor, o mais importante é ensinar os jovens a terem disciplina e responsabilidade.

Bastante completo, o programa abrange práticas de preparação do solo, controle de pragas e manejo orgânico, gestão de propriedade rural, ética, respeito ao próximo, direitos e deveres.

De acordo com Karen Cristina de Freitas Moraes, instrutora pedagógica do Programa a expectativa é que os jovens adquiram todas as competências relacionadas ao desenvolvimento profissional. “Acima de tudo, pretendemos que o programa desperte nos jovens o interesse em continuar, de forma autônoma e responsável a desenvolver atividades no setor rural ou nas demais áreas que possam surgir”, salientou. O instrutor pedagógico é responsável pela condução da aprendizagem, trabalhando com eficiência e dinamismo todo do conteúdo do programa.

“Estou gostando muito do programa, tenho certeza que vai me acrescentar muito não apenas na escola, mas, na vida”, comentou o aluno Kevin Natan Duarte. A opinião é compartilhada pela aluna Mikaele Gandra, que mora numa propriedade rural. “Muito interessante o programa, estamos aprendendo muito e tenho certeza que vou poder aplicar onde moro”, concluiu.

Nos últimos 15 anos, o Senar já formou 36 mil jovens agricultores do futuro em todo o país, capacitando e atingindo altos índices de inserção desses jovens no mercado de trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *