Curso ensina produção de bijuterias em argila

Paciência, sensibilidade e muita criatividade! Esses foram os requisitos para o grupo que participou do curso de bijuterias em argila, que aconteceu em outubro, na Chácara Tomio Hiraki, no bairro do Maçaim. O curso ministrado pela Instrutora Rosilene Masiero e pelo auxiliar Jaime Jorge Brison, agradou os participantes que já pensam em produzir profissionalmente.

De acordo com a Instrutora, as técnicas para a produção de bijuteria são simples. “Em pouco tempo os alunos conseguem produzir muitas coisas, mas, é muita criatividade e, especialmente, paciência, pois a queima demora nove horas”, explica.

A queima das peças é feita em forno à lenha e como disse a Instrutora, é um processo lento que leva nove horas. “Os alunos precisam produzir muitas peças para compensar o trabalho da queima. Esse grupo está muito animado, já falam em novos encontros para produção e queima de novas produções”, comemora.

Sidney Costa, um dos alunos do curso, é artesão e trabalha com argila há 20 anos. “Já fiz outros cursos pelo SENAR, mas, sempre quero me aperfeiçoar na cerâmica, aprender novas técnicas. A cerâmica é minha paixão e quando participamos de um curso com profissionais competentes como a professora Roselene e o auxiliar Jaime, fica melhor ainda”, concluiu.

Para Patrícia Kazue Hiraki, receber o curso em sua propriedade foi muito bom. “Conseguimos reunir pessoas com o mesmo objetivo de agregar conhecimento”, comentou. Ela que conheceu os cursos do SENAR quando participou do Programa Novo Olhar. “Os cursos de artesanato são ótimos, além de reunir as pessoas, ocupa a cabeça, faz com que as pessoas se sintam úteis, capazes de realizar um trabalho manual, além de, futuramente, comercializarem seus produtos”, completou.

Os cursos do SENAR em parceria com o Sindicato Rural são gratuitos e oferecem oportunidades de profissionalização em diversas áreas. A programação pode ser conferida todos os meses nas redes sociais do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.