CMDR faz primeira reunião da nova diretoria

Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Pindamonhangaba estiveram reunidos no dia 30 de junho, para discutir medidas de melhorias do setor agropecuário.

A reunião ordinária, realizada virtualmente, foi presidida por Isis Monteiro Guimarães, presidente eleita e empossada no mês passado, conjuntamente com a secretária-executiva do CMDR, engenheira agrônoma Telma Teresa de Souza, chefe da Casa da Agricultura local. A presidente depois de breve apresentação passou a palavra à Telma que levou as informações da diretoria.

Ela iniciou com a comunicação do ofício enviado à Câmara Municipal solicitando ampla divulgação dos trabalhos das comissões de representantes do legislativo e da sociedade civil na Revisão do Plano Diretor Participativo de Pindamonhangaba, elaborado pelo Poder Executivo.

Houve uma rápida avaliação dos serviços de podas efetuados na zona rural pela EDP, embora alguns locais bem atendidos, outros ainda ficaram sem execução das podas.

Foi noticiada também, a ocorrência recente de incêndio na região do Mandú, com prejuízos na rede de energia elétrica e de telefonia, quando se apontou a necessidade de campanha da Prefeitura e entidades parceiras, inclusive com colaboração da Defesa Civil e Sindicato Rural/Senar, para evitar o grave problema de queimadas e incêndios.

Já o Departamento Municipal de Agricultura, representado pelo diretor Tiago Gonçalves recebeu o apoio oficial dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para aquisição de máquinas e implementos, por meio de emenda parlamentar, com o objetivo de atender a demanda de serviços da produção rural do município, mediante um plano de trabalho previamente elaborado. O diretor também esclareceu algumas pendências na adequação e conservação de estradas rurais.

Após as trocas de informações, sugestões e esclarecimentos de dúvidas, o Polo Regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) do Vale do Paraíba, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo trouxe um convidado, o Augusto Santiago para uma exposição da empresa INOCAS Soluções em Meio Ambiente, parceira no Projeto Conexão Mata Atlântica, em convênio firmado com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), no incentivo de plantio da palmeira macaúba em propriedades rurais da região do Vale do Paraíba, de forma conjugada a ações de conservação e restauração de vegetação nativa, recuperação de pastagens e de espaços degradados, entre outras ações para sequestrar carbono e conservar a biodiversidade, a água e o solo.

Os incentivos da SIMA serão concedidos na forma de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o qual remunera os proprietários rurais que promoverem melhorias ambientais nas suas propriedades. O Polo Regional da Apta do Vale do Paraíba possui uma área de pesquisa desenvolvida com o cultivo da macaúba dentro do sistema agroflorestal.

Fonte: Cristiane Hungria – Escritório de Desenvolvimento Rural Sustentável