Torneio Leiteiro de Caprinos abre ExpoPinda no Parque da Cidade

Até domingo, dia 13, a feira conta com a Nacional de Cabras, torneio leiteiro de bovinos, apresentação de cães de pastoreio e feira do produtor rural

A edição 2022 da ExpoPinda que começou ontem (8), acontece até domingo (13) e promete levar ao público muitas atividades ligadas ao campo. Realizada pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Cultura e Turismo. Com expectativa de receber cerca de 6 mil pessoas durante os dias da festa, a ExpoPinda também movimentará o setor agropecuário de bovinos, caprinos e maquinário agrícola.  Nesta quarta-feira, às 10h, a organização realiza a cerimônia oficial de abertura da festa, reunindo produtores rurais, associados do Sindicato Rural, autoridades e convidados.

O torneio leiteiro de caprinos abriu as atividades da ExpoPinda, com a participação de 20 cabras de criadores do Nordeste, São Paulo e Rio de Janeiro. “O destaque da edição 2022 é a realização do Nacional de Cabras Leiteiras, com o torneio leiteiro e julgamento dos animais. É um evento muito importante para os criadores do país inteiro e uma grande responsabilidade realizá-lo, em Pinda”, comentou Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba. Durante o torneio, vence a cabra que der o maior número de litros em 5 ordenhas, a final acontece no dia 10 de novembro.

Nos dias 10, 11 e 12 acontece o julgamento das raças de caprinos, com a participação de 300 animais. Separados por categorias os animais são julgados por três juízes e é declarado vencedor aquele que somar mais pontos ao final das avaliações. “Os animais são julgados dentro de alguns parâmetros como morfologia, beleza, aspecto físico do animal, entre outros”, explica o presidente do Sindicato Rural. Entre os dias 11 e 13 acontece o tradicional torneio leiteiro de regularidade de bovinos, com a participação de produtores de Pindamonhangaba e região.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba – SRP, a ExpoPinda, traduz um pouco do que a cidade produz e temos a certeza de que será uma grande vitrine para produtores e uma grande diversão para o público em geral. “Estamos felizes em voltar a realizar a festa, com atividades que valorizam o produtor rural, mas que também é um ponto de encontro para a famílias de Pindamonhangaba e do Vale do Paraíba”, conclui.

“Parabenizamos o nosso Sindicato Rural pelo evento que resgata os valores do homem do campo e visa também fomentar o desenvolvimento do agronegócio em nosso município. Por essas razões temos orgulho de ser parceiro do Sindicato nessa iniciativa”, destacou o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues.

Até domingo, os visitantes também poderão experimentar um pouco da culinária local em um dos restaurantes da praça de alimentação e ouvir música de qualidade.

Palestras

E como conhecimento não ocupa espaço, a ExpoPinda também é lugar de aprendizado e troca de experiências. No dia 10, às 18h, será realizada a palestra “Nutrição de Vacas Leiteiras e suas Bezerras”, com Jane Gonçalves, gerente técnica da VLN FEED. No dia 11, às 18h, acontece a palestra “Benefício do Conforto Térmico”, com Alexandre Siqueira, gerente Nacional Ruminantes Polinutri.

Apresentação de cães de pastoreio

Nos dias 12 e 13, às 15h, acontece a apresentação de cães de pastoreio da raça border collie. Milton Carlos Grimm Costa, veterinário e criador da raça, explica que a principal função dos cães é conduzir os rebanhos (ovinos, caprinos e bovinos), para troca de pasto, manejo sanitário, entre outras atividades.

De acordo com o criador, durante a ExpoPinda 2022, o público poderá conferir um pouco do trabalho que é feito na fazenda. “Vamos mostrar ao público um pequeno esboço do que um cão pastor é capaz de fazer. Apresentar como ele pode ser uma excelente ferramenta de trabalho no campo, realizando funções que facilitam o manejo e a lida com os rebanhos”, conclui.

Feira do Produtor Rural

Entre os dias 10 e 13 de novembro, das 15h às 22h, acontece também na ExpoPinda a Feira do Produtor Rural, que reúne produtores do município, que vão oferecer produtos orgânicos, hortifruti, queijos, artesanatos, entre outros. Tradicionalmente, a feira acontece todo segundo sábado do mês, no Parque da Cidade. A feira visa incentivar os produtores rurais e valorizar o trabalho feito por eles. O evento é realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Agricultura, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e com o Sindicato Rural de Pindamonhangaba.

Programação:

6 e 7 – a partir das 8h entrada dos animais

7 – entrada dos animais e esgota do torneio leiteiro das raças caprinas

Dia 8 – abertura para o público

8 – admissão técnica dos caprinos para julgamento

7h – esgota da ordenha das cabras

19h – primeira ordenha  ordenha das cabras

9 – admissão técnica dos caprinos para julgamento

7h – segunda ordenha das cabras

19h-  terceira ordenha das cabras

10 – 7h – quarta e última ordenha e encerramento do Torneio Leiteiro das Cabras

10 – 10h – cerimônia de abertura oficial