Sindicato Rural participa da Audiência Pública do Plano Diretor

O presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, João Bosco Andrade Pereira, participou na noite de ontem (20), da Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor de Pindamonhangaba, que aconteceu na sede do Senac. O evento contou com a participação do prefeito da cidade Isael Domingues, vereadores, representantes de várias entidades e cidadãos. Estiveram presentes também diversos associados do Sindicato interessados em participar e dar sugestões. O presidente do Sindicato sugeriu utilizar os dados do Instituto de Economia Agrícola e da Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, como base para o planejamento,  pois os utilizados não representam a realidade rural do nosso município.

Segundo o presidente, os dados apresentados, baseados em informações do IBGE estimavam em 7 milhões de reais o valor total da produção agropecuária do município. Esses dados foram contestados pelo Sindicato uma vez que pelos dados do Instituto de Economia Agrícola e da CATI, considerando-se apenas as explorações de arroz, milho, avicultura e bovinocultura (corte e leite) o valor ultrapassa os 70 milhões de reais. “O município de Pindamonhangaba produz cerca de 50 mil litros de leite diariamente, com valor anual próximo de 30 milhões de reais, exploração que não foi considerada no levantamento”, explicou o presidente.

Após a audiência a empresa responsável pela revisão do Plano Diretor, a Geo Brasilis, fará novos levantamentos considerando todas as sugestões propostas durante as oficinas e audiências, e as sugestões que chegarem à Prefeitura até o dia 22 de fevereiro. Após a realização de um novo diagnóstico, novas audiências públicas serão realizadas no final de março.

O Plano Diretor Participativo visa definir princípios e diretrizes para a ocupação ordenada do espaço urbano, para garantir o desenvolvimento da cidade com qualidade. A revisão do Plano Diretor é uma obrigação legal (Lei Federal 10.257/2001 – Estatuto da Cidade) e que a cada 10 anos deve ser realizada.

Todas as etapas do processo podem ser acompanhadas no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br e na página do Facebook Plano Diretor Pindamonhangaba 2019.