Sindicato Rural oferece curso gratuito de casqueamento e ferrageamento

Encerrado na semana passada, o curso de casqueamento e ferrageamento é o primeiro a ser realizado no Centro de Formação Profissional Rural, na Fazenda Princesa do Norte. Realizado em parceria com o SENAR, o curso tem como principal objetivo oferecer conforto e qualidade de vida ao animal.

Durante uma semana, os alunos participam de aulas teóricas e práticas sobre as técnicas utilizadas para o casqueamento e ferrageamento dos animais. Todo processo é acompanhado de perto pelo instrutor, facilitando o aprendizado dos alunos.

Os cascos são uma estrutura fundamental para os equídeos, influenciam diretamente na saúde e locomoção dos animais.  “Quanto maior o cuidado e a aplicação das técnicas corretas, melhor desempenho o animal vai apresentar, seja em uma simples cavalgada, na lida no campo ou em provas. O trabalho de casqueamento bem feito consegue oferecer o equilíbrio necessário que o animal necessita para todas as suas funções”, explicou Kleber Brandão de Godoy, veterinário e instrutor do SENAR.

“Fiquei sabendo do curso por meio do facebook. Me inscrevi porque estou fazendo faculdade de veterinária, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,  e quero me especializar em grandes animais. O curso é uma forma de aprender na prática o trabalho com os animais e mais, tarde, saber se o trabalho está sendo feito de forma correta”, comentou a aluna Hellen Siqueira da Costa e Souza.

Maria Agatha Balbo, tem curso técnico em veterinária e também participou do curso. “Eu comecei a fazer o curso de medicina veterinária pela Faculdade Santa Cecília, em Pinda e quando vi o curso achei muito interessante e que vinha ao encontro do que procurava, além de poder trazer minha égua para participar. O curso atendeu todas as minhas expectativas”, avaliou. Para Alfredo Duarte Cabral Neto, o curso também foi muito produtivo. “Faço curso de veterinária na Universidade de Taubaté  e quero me especializar em grandes animais e, provavelmente, em equinos. Gostei bastante, o professor é muito bom e passa muitas informações importantes sobre a lida com os animais. Pretendo fazer outros cursos na sequência”, salientou.

O instrutor destacou que essa é a primeira turma com mais mulheres do que homens. “Achei interessante a procura das mulheres por essa atividade que só era feita por homens. Isso mostra que a mulher está entrando nesse mercado de trabalho também. Além disso, a mulher tem uma visão diferenciada do casqueamento e ferrageamento, desenvolvem o trabalho pensando no bem-estar animal e na beleza do serviço”, concluiu.

O segmento de equídeos no Brasil vem apresentando, nos últimos anos, um crescimento exponencial. Em 2019 a indústria da equinocultura movimentou cerca  de R$ 16,5 bilhões, alta de 15% sobre 2017, de acordo com números da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/SP).

Curso de Doma Racional

Pensando nesse mercado em expansão, o Sindicato Rural oferece no mês de fevereiro o curso de Doma Racional, nos dias 6,7,8,9 e 10. Podem participar das aulas produtores rurais ou funcionários de propriedades rurais, que tem mais de 18 anos. O curso é gratuito e oferece certificado de participação. Informações com a coordenadora Gisleyne Alvarenga, pelo whatsaap 12- 98308-0015

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com