Sindicato Rural oferece curso gratuito de Aproveitamento Integral dos Alimentos

Essa semana, o Sindicato Rural em parceria com o SENAR, ofereceu um importante curso para moradores do Vale das Acácias e região – Aproveitamento Integral dos Alimentos. Um estudo da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura., realizado em 2018, para a América Latina e o Caribe, apontou que em âmbito mundial, cerca de 1.300 bilhões de toneladas de alimentos produzidos por ano para o consumo humano, se perde ou é desperdiçado. A FAO calcula que de tudo o que é jogado fora, apenas 25% já seria suficiente para abastecer a população com fome.

Dessa forma, o curso oferecido é tão importante, pois o intuito é alertar os participantes para o consumo sustentável, garantindo a segurança alimentar. “O objetivo do curso é ensinar aos participantes a evitarem o desperdício, especialmente, das cascas e talos, aproveitando os alimentos de forma integral, por meio de novas receitas e técnicas”, explica a instrutora Márcia Moura.

Durante o curso, os alunos produziram diversos pratos, destaque para o biscoito de banana com passas e aveia, sem utilização de açúcar, bolo de cascas de banana e o doce de chuchu com abacaxi, coco e especiarias.

Com aulas práticas, o curso atendeu as expectativas das participantes.  “O curso foi muito bom, vai ser muito proveitoso pra mim e pra minha família. Eu nunca tinha feito um curso como esse e estou muito feliz porque superou minhas expectativas”, comentou a aluna Sueli Santos Luciano. Para a aluna Maria Cristina Liberado de Souza, o curso também está sendo muito importante. “As aulas foram excelentes e eu gostaria de ter mais oportunidades como essa para fazer outros cursos”, concluiu.