Sindicato Rural marca presença no Encontro de Lideranças da FAESP

No dia 19 de dezembro, o presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, Carlos Alberto Faria Raposo Lopes e o diretor do Conselho Consultivo, João Bosco Andrade Pereira, representaram o Sindicato Rural, no evento “Desafios e Perspectivas para o Agronegócio em 2024”, que reuniu cerca de 180 presidentes de sindicatos rurais e outras lideranças, em Jaguariúna, para o balanço das perspectivas do agro em São Paulo.

Promovido pelo Sistema FAESP/SENAR – SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e SEBRAE, o evento discutiu  o fortalecimento e atuação dos sindicatos rurais do Estado, além da implantação de novos centros tecnológicos voltados ao agronegócio, formação de lideranças femininas e jovens, e da criação de um Conselho Superior do Agronegócio.

Para o presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, o encontro foi interessante para troca de experiências e planejamento de ações. “O setor do agronegócio sempre nos traz desafios e à frente do Sindicato Rural estamos sempre tentando buscar soluções viáveis que ajudem o produtor rural, especialmente nossos associados. Nesse sentido o encontro foi inspirador”, comentou.

O vice-presidente da FAESP e presidente eleito da entidade para os próximos quatro anos, Tirso Meirelles apresentou os diversos desafios que serão enfrentados e pediu que as lideranças o auxiliem na condução dos interesses dos homens e mulheres do campo. Segundo Tirso, muitos dos obstáculos enfrentados em 2023 foram superados graças à parceria entre o setor produtivo e o poder público paulista. “O ano de 2024 será desafiador. Não sabemos, por exemplo, como serão os resultados, na prática, da reforma tributária”, afirmou.

“O Encontro de Lideranças foi uma oportunidade para estreitarmos ainda mais a parceria com o Sistema Faesp/Senar. Temos reforçado bastante a realização de cursos e programas em parceria com o sistema e essa é uma das metas para 2024, em Pinda. Queremos qualificar ainda mais o produtor rural do município”, comentou João Bosco Andrade Pereira, diretor do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.

Entre as conquistas de 2023, Tirso destacou a parceria com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, em defesa da segurança jurídica no campo e a aprovação do Marco Temporal.  “Uma das principais características do encontro foi valorizar a representatividade do sistema sindical patronal no Estado, e a parceria entre FAESP, SENAR-SP, SEBRAE e sindicatos rurais para implantação de novas ações a partir de 2024”, concluiu Tirso Meirelles.

Fonte: Assessoria Sistema FAESP/SENAR

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale