Sindicato Rural divulga programação de cursos para 2021

Após liberação do SENAR e autorização da Prefeitura de Pindamonhangaba, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba divulgou a programação de cursos para 2021. Como em outros anos, serão realizados cursos pontuais e programas.

Durante o ano de 2020, devido à pandemia, o  Sindicato Rural teve que se adaptar para continuar atendendo o produtor rural no setor de treinamento. Os cursos em parceria com o SENAR tiveram início somente no mês de maio, atendendo todos os protocolos de higiene, segurança e distanciamento. Mesmo assim, foram atendidos 700 participantes em 70 cursos pontuais e programas.  “Importante destacar que o Sindicato Rural não mediu esforços para realizar a programação de cursos, mesmo com número reduzido”, comenta a coordenadora do SENAR, Gisleyne Alvarenga.

Para João Bosco Andrade Pereira, a qualificação do produtor rural é a grande missão do Sindicato Rural de Pindamonhangaba. “Entendemos que os cursos oferecem oportunidade para que os produtores rurais possam melhorar a renda na zona rural”, ressalta.

O aluno Ricardo Vasconcelos, já realizou diversos cursos pelo Sindicato Rural, em Pinda e afirma que todos agregam muito. “Hoje sou apicultor e foi após o curso que surgiu a oportunidade”, comemora.

Os cursos são voltados a produtores e funcionários de propriedades rurais da cidade. As inscrições devem ser feitas pessoalmente, no escritório do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, à Rua Frederico Machado, 65. A relação de cursos é divulgada todos os meses nas redes sociais do Sindicato Rural e também na mídia local.

Outra facilidade dos cursos é que muitos deles são realizados em propriedades rurais do município. “Dessa forma, os funcionários não precisam se ausentar de seus afazeres e ainda conseguem se qualificar”, explica a coordenadora.

A coordenadora lembra ainda, que os dias e os locais dos cursos podem sofrer alterações, portanto, mesmo, depois de feita a inscrição o produtor rural deve entrar em contato com o Sindicato Rural para confirmar o local de realização.

Fomento às propriedades por meio do Turismo Rural

A coordenadora avalia que os cursos de turismo rural serão extremamente importantes ainda mais agora em tempos de pandemia, quando, de acordo com especialistas, a forma de turismo vai mudar e as pessoas vão migrar para o turismo regional, viajando pela região onde moram. “Acreditamos que as propriedades rurais que oferecem atrativos turísticos poderão fomentar o turismo, melhorando a renda”, comemora.

Os cursos do Sindicato Rural em parceria com o SENAR são importantes porque são bastante práticos e conseguem levar uma excelente qualificação aos produtores rurais. Destaque para o curso “turismo pedagógico no meio rural”, uma alternativa socioeconômica, que pode incrementar o negócio nas propriedades rurais.

 

Para 2021 serão realizados os seguintes programas e cursos:

Programas: Apicultura, Jovem Agricultor do Futuro, Morango Orgânico, Olericultura Orgânica, Tomate Orgânico, Uva, Programa Bordando e Tecendo no Meio Rural, Programa Inclusão Digital no Campo, Programa Novo Olhar Sobre Organização Comunitária Rural. Programa Promovendo a Saúde no Campo (Alimentação Saudável), Animais peçonhentos ( espécies, prevenção de acidentes e primeiros socorros), Higiene e Saneamento Básico Rural.

Cursos pontuais: Administração Rural – Noções Básicas, Administrar a vida e o trabalho, Comunicação no meio Rural, Turismo Pedagógico no meio Rural, O Jovem no meio Rural – Técnicas, Bovinocultura de leite – Aplicação de Vacinas e Medicamentos, Bovinocultura de Leite – Inseminação Artificial, Equideocultura – aplicação de medicamentos e Vacinas, Equideocultura – Casqueamento e Ferregeamento, Doma racional, Rédeas, Cogumelo Shitake – Produção e Colheita, Cogumelo Shimeji – Produção e Colheita, Meliponicultura – Criação de abelhas sem ferrão, Fruticultura Básica – controle alternativo de pragas e doenças, Fruticultura Básica – Instalação da Lavoura, Jardineiro – Implantação do Jardim, Minhocultura – Produção de Húmus, Incêndio – Prevenção e combate no campo – Técnicas, Pedreiro – Locação de Obra (; fundação, paredes, forros,  revestimentos e piso), Hidráulica – rede de água e esgoto, Eletricista – Instalações elétricas (baixa tensão), Operação de Tratores Agrícolas, Operação de Retroescavadeira, Operação e Manutenção de Motosserra, Operação e Manutenção de Roçadora Lateral, Requisitos Legais para o Processamento do leite e seus derivados, Processamento Artesanal de queijos de massa crua, semi-cozida e cozida, Processamento Artesanal de queijos filados e fundidos, Processamento de manteiga, doces e fermentados derivados do leite, Processamento Artesanal de Frutas, Processamento Artesanal de mandioca, Café na Gastronomia, Culinária Regional – Vale do Paraíba, Artesanato com Cabaça – utilitários e decorativos – Técnicas, Artesanato em Argila – Bijuterias – Técnicas, Artesanato em Argila – Utilitários e decorativos – Técnicas, Artesanato em couro – utilitários e decorativos – Técnicas.

 

 

 

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118

agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *