Sindicato oferece curso de fruticultura

No curso de poda, produtores rurais e funcionários de propriedades rurais aprendem forma correta para trabalhar com as plantas

Em junho produtores rurais e funcionários de propriedades rurais estiveram reunidos no Haras Tarumã durante o curso de Fruticultura – Poda, realizado pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba, em parceria com o SENAR-SP. O objetivo do curso é ensinar a maneira e o tempo certos para a poda de árvores frutíferas.

O curso, realizado em dois dias é bastante prático, quase que 100% com contato de ferramentas e com as plantas. “Temos uma aula teórica sobre fisiologia da planta, para que a poda não seja feita mecanicamente, mas, grande parte do aprendizado é prático, com o trabalho direto nas plantas”, explica Silvana Catarina Sales Bueno, instrutora do SENAR.

Durante as aulas, os participantes, que trazem suas ferramentas, aprendem na prática como afiá-las e manuseá-las. Além disso, a instrutora explica que os participantes também aprendem sobre os diversos tipos de podas, quando e de que forma, elas devem acontecer. “A poda de forma correta é de extrema importância para a qualidade dos frutos que as árvores irão produzir. O excesso de folhas e galhos atrapalham o desenvolvimento das espécies”, explica.

Lucas Dias Braga trabalha com jardinagem e presta serviço em propriedades rurais. “Trabalho nessa área há 3 anos e vim para o curso para buscar mais conhecimento. Aprender a fazer da maneira correta e aprendi muita coisa que vou poder aplicar no meu trabalho”, explica.

“Eu tenho sítio em São Luiz do Paraitinga e tenho lá um pomar pequeno, mas, que já quero cuidar da forma certa, então vim para o curso para aprender mais. O curso superou minhas expectativas, muita informação e muitos detalhes. Muito aprendizado”, salienta.

O pomar do Haras Tarumã é bastante diversificado promovendo a possibilidade de um grande aprendizado para os participantes. “Dessa forma, podemos trabalhar com as diferenças de cada planta, diferença na formação de galhos, isso enriquece o aprendizado na hora da poda”, conclui a instrutora.

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale  (12) 99773-0118

agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com