Reunião do CONAPAM discute exploração de água e parcelamento do solo

No dia 14 de março o Conselho Consultivo da Área de Preservação Ambiental da Serra da Mantiqueira – CONAPAM reuniu-se em Itamonte – MG para a primeira reunião ordinária de 2019. O Conselho é formado por membros de entidades representativas da APA da Mantiqueira tendo sido responsável pela elaboração do Plano de Manejo recentemente aprovado. Pindamonhangaba possui três representantes no conselho, a Prefeitura Municipal, a Associação de Amigos do Ribeirão Grande representando os moradores da APA e o Sindicato Rural representante do setor agropecuário.

Na pauta do dia a discussão sobre a exploração de água mineral e a questão do parcelamento do solo rural, hoje um dos maiores problemas que ocorrem na APA. Foi feita também uma apresentação sobre o zoneamento da Serra da Mantiqueira que pode ser consultado em www.icmbio.gov.br/portal/apa-da-serra-da-mantiqueira podendo, inclusive, ser baixado um arquivo que sobrepõe as imagens referentes ao zoneamento sobre imagens do Google Earth.