REUNIÃO DO CMDR DE PINDA DISCUTE PAUTA AMBIENTAL E CRÉDITO RURAL

No dia 27 de outubro, quarta-feira, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Pindamonhangaba se reuniram, de forma virtual, para tomarem conhecimento de assuntos relevantes do setor agropecuário e ambiental.

Sob a coordenação da engenheira agrônoma Telma Teresa de Aquino, chefe da Casa da Agricultura e secretária executiva do Conselho, a reunião destacou três pautas: exposição de alguns pontos importantes do Zoneamento da APA (Área de Preservação Ambiental da Serra da Mantiqueira) dentro do Plano de Manejo, apresentado no último encontro de conselheiros do colegiado, na cidade de Passa Quatro em Minas Gerais. O Plano de Manejo da APASM tem como objetivo regular sobre o zoneamento e o planejamento ordenado das ações, de modo a garantir a preservação dos recursos naturais, compatíveis com a sustentabilidade socioeconômica da região.

Foi ainda apresentada pela técnica Telma, o Custeio Emergencial do Feap, o crédito emergencial, voltado aos produtores rurais paulistas que tiveram prejuízos com a pandemia de Covid-19, seca e ou geada. Os recursos serão provenientes do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), para custeio emergencial, bem como despesas para manutenção e recuperação da produção agropecuária. Para solicitar o crédito, o produtor deve procurar os Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDRs) e as Casas da Agricultura (CAs) do Estado de São Paulo.

Utilização dos recursos do programa Cidadania no Campo (2020) na manutenção da estrada do Pinga

No encerramento, a secretária executiva do CMDR fez uma exposição enviada pelo Departamento de Agricultura Municipal, com a prestação de contas da utilização de recursos oriundos do Programa Cidadania do Campo – Município Agro, onde o setor rural foi contemplado com verba destinada à manutenção de estrada. A adequada conservação das estradas rurais visa atender a necessidade do produtor em escoar a produção agropecuária, viabilizar o transporte escolar, garantir o tráfego normal de veículos, bem como, evitar a degradação do meio ambiente.