Programa leva aprendizagem a jovens do campo

Oferecer aprendizagem rural a jovens entre 14 e 17 anos é o principal objetivo do Programa Jovem Agricultor do Futuro. Mas, o programa vai além, promovendo uma transformação social a quem participa. Pelo segundo ano, o programa atendeu os alunos da Escola Estadual Pedro Silva, que fica no bairro das Campinas.

Bastante completo, o programa abrange práticas de preparação do solo, controle de pragas e manejo orgânico, gestão de propriedade rural, ética, respeito ao próximo, direitos e deveres.

De acordo com o engenheiro agrônomo e instrutor Renan Calderaro de Oliveira, o programa foi um sucesso. Fizemos visitas técnicas e elaboramos uma horta com grande produtividade. Além do conteúdo que a cartilha nos direciona, acrescentamos outros conteúdos que achamos importante no dia a dia dos alunos, como nutrição. Posso afirmar que contribuímos para que esses jovens sejam pessoas melhores”, destacou.

Para Karen Cristina de Freitas Moraes, instrutora pedagógica, o programa é uma grande oportunidade para os alunos. “Trabalhar com o grupo é muito prazeroso e pelo segundo ano, conseguimos trabalhar os conteúdos teóricos e práticos de forma muito positiva. Os resultados são gratificantes”, comemorou.

Esse ano, o plantio foi focado em raízes, tubérculos e frutos, com colheita de tomate, cebola, cenoura, beterraba, berinjela, entre outros. Os alunos participam de todo o processo de preparo da terra para o plantio, manutenção da horta e colheita e os produtos são divididos entre os alunos.

Para o aluno Guilherme Pereira Romão, o programa foi transformador. “Eu agradeço de coração por ter participado. No início era um jovem tímido demais com medo de me relacionar com outros alunos, mas, a vivência com o grupo me mostrou que nem todas as pessoas são ruins”, comentou. De acordo com Alisson Kauê Cuba Antônio, o curso foi excelente. “Aprendi a dialogar melhor com as pessoas e até consegui uma oportunidade de trabalho. Sou muito grato por todo o aprendizado”, salientou.

Durante o programa os alunos fizeram visitas técnicas em outras propriedades e participaram de oficinas de reciclagem. Todas as vivências são feitas de forma teórica e prática, promovendo a integração dos alunos. “Eu gostei muito do curso, aprendi várias coisas que nem imaginava que poderia aprender. Confesso que no começo eu pensei que só ia aprender sobre a horta , mas, aprendi coisas que vão me ajudar na vida também. Gostei muito dos meus professores, dos colegas e da experiência de conviver com eles”, comemorou a aluna Ana Júlia Marciano de Almeida.

O aluno Jonathan Miguel de Medeiros destacou as visitas técnicas. “Achei o curso muito interessante, aprendi muitas coisas que não sabia antes. Os professores são muito legais e os alunos também. Adorei as comidas e as visitas técnicas, onde aprendemos muito sobre plantar árvores e sobre as cabras”. Já a aluna Irene Beatriz Cuba Antônio salientou o carinho com que os alunos foram tratados. “Fomos recebidos com muito carinho pelos professores e isso me ajudou muito, pois no início achei que não fosse dar conta de tanto conteúdo. Obrigada por cada explicação e ensinamento”, concluiu.