Parque da Cidade recebe Feira do Produtor Rural

Pindamonhangaba recebeu no dia 12 de fevereiro, sábado, a 1ª Feira do Produtor Rural, no Parque da Cidade, das 16h até 20h. O evento organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, teve o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e a do Meio Ambiente, do Fundo Social de Solidariedade, Sindicato Rural e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

A feira recebeu os frequentadores do Parque da Cid

ade, além de outros visitantes com família e amigos. Vários produtores rurais, todos de Pindamonhangaba ficaram instalados no galpão de alvenaria (antigas cocheiras e baias do Haras Paulista), para a comercialização de seus produtos hortifrutigranjeiros, convencionais e orgânicos. Na área externa do galpão, acomodados em tendas, ficaram alguns comerciantes na praça de alimentação e também os artesãos vinculados à Arte Encanto.

Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Ricardo Imparato, a feira foi realizada para a valorização dos produtores rurais de Pindamonhangaba.  A primeira edição serviu de projeto piloto, para analisar a viabilidade da feira mensal no Parque da Cidade e futuramente estender a outros pontos da cidade.

Para a engenheira agrônoma da CATI, Telma Teresa de Aquino, chefe da Casa da Agricultura local e secretária executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, a Feira do Produtor Rural é um projeto novo no município, pois proporciona mais opção de renda ao produtor pela venda direta, enquanto que, a população ganha mais opção para adquirir produtos como doces, conservas, frutas, legumes, verduras, cereais, grãos, temperos, flores e mudas de plantas, queijo, ovos, mel, molhos, pães caseiros, tornando-se uma oportunidade de consumir produtos artesanais e frescos.

O agricultor Cláudio Salgado de Macedo, proprietário da Fazenda Graminha no Ribeirão Grande estava muito satisfeito com a sua participação na feira porque para ele, significa mais um canal de comercialização e valorização dos produtos locais da zona rural, especialmente os que são produzidos no sistema orgânico.

O Parque da Cidade em Pindamonhangaba se tornou a partir de 2011, uma propriedade municipal e tem uma área de 480.000 m². Espaço da prática de exercícios físicos, entretenimento, cultura e lazer, de contato com a natureza, onde acontecem também feiras e eventos. O espaço possui quadras esportivas de areias, parque infantil, pista de caminhada e corrida, mesas para piqueniques, trilhas e pista de mountain bike.

Fonte: Assessoria de Comunicação CATI