Fruticultura básica é tema de curso realizado pelo Sindicato Rural

Entre os dias 28 e 30 de março, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba realizou em parceria com o SENAR-SP, o curso de fruticultura básica – implantação da lavoura. Durante o curso, os alunos aprendem a fazer o planejamento do plantio, com o diagnóstico do local, aprendem práticas de conservação do solo, preparo do solo para plantio, entre outros assuntos.

De acordo com Silvana Bueno, instrutora do curso, a fruticultura seja ela doméstica ou para venda, é preciso de uma boa gestão. “É um investimento com retorno a médio prazo, dessa forma exige planejamento e boas práticas, além de conhecimento prévio para a preparação do solo e plantio”, explica.

João Batista Consenso decidiu fazer o curso para implantar as práticas no assentamento onde mora, em Taubaté. “Esse não é o primeiro curso que faço, em Pinda. Acredito que o conhecimento é importante para desenvolver qualquer tipo de lavoura. Fiz o curso de avicultura e também estou fazendo olericultura. O conteúdo é muito bom e os professores são excelentes”, comenta.
“Tenho sítio em Natividade da Serra e pretendo implantar lá todo conhecimento adquirido durante as aulas”, salientou Anderson Izequiel de Andrade, participante do curso.

Para a instrutora, além de oferecer conteúdo aos alunos, o curso também promoverá vantagens ecológicas. “O pomar plantado vai oferecer frutas para o curso de processamento, vai servir como pomar didático para outros cursos de fruticultura, além de fornecer frutas para o consumo dos alunos, funcionários e associados”, concluiu.

Cursos com inscrições abertas

Para abril o Sindicato Rural oferece os seguintes cursos: Bovinocultura de Leite – Inseminação Artificial ( 10 a 14 ), Eletricista – Instalações Elétricas (11 a 14) e Processamento de manteiga, doces e derivados do leite (27 e 28). Todos os cursos acontecem no Centro de Formação Profissional Rural, na Fazenda Princesa do Norte.
Podem participar das aulas produtores rurais ou funcionários de propriedades rurais, que tem mais de 18 anos. Os cursos são gratuitos e oferecem certificado de participação. Informações com a coordenadora Gisleyne Alvarenga, pelo whatsaap 12- 98308-0015

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale
(12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com