Evento marca cerramento do Programa Pró-Leite Nova Gokula

Terminou no dia 8 de novembro o Programa Pró-Leite, realizado na Fazenda Nova Gokula. A formatura reuniu alunos e moradores da comunidade Hare Krishina. No mesmo dia aconteceu a cerimônia em homenagem a Colina de Govardhana.

Segundo a história, a Colina original situa-se na índia e em eras passadas fornecia grama e água para o gado e outros animais. O gado alimentado fornecia o leite e seus derivados como alimento aos moradores do entorno. Durante a cerimônia a vaca, animal respeitado pela comunidade, é enfeitada para um desfile, que é acompanhado pelos participantes.

Pró-leite

Dividido em 16 módulos o programa Pró-Leite foi criado em parceria com a Embrapa, de São Carlos tendo como principal gestor o engenheiro agrônomo Artur Chinelato e tendo o SENAR e os Sindicatos Rurais como parceiros.  O Pró-Leite é um sistema de criação de gado de leite a pasto em uma área pequena e com grande lotação de animais.

De acordo com o facilitador do curso em Pinda, Kleber Brandão de Godoy, durante o programa, o cuidado com a alimentação de qualidade é bem grande. “Nesse programa visamos, sobretudo, o bem-estar do animal e essa é uma das premissas da comunidade Hare Krishina.

Para Dirceu Rodrigues Machado, o programa atendeu as expectativas. “O curso foi bastante prático e conseguimos aplicar todos os conceitos em nossas propriedades. O professor conseguir explanar o conteúdo de forma didática e acessível. De modo geral o programa foi muito bom e de grande proveito”, avaliou.

No curso que teve a duração de 10 meses foram abordados assuntos que envolvem a produção de leite, como: planejamento, plantio de cana, formação e recuperação de pastagem, higiene na ordenha, entre outros.

O Pró-Leite vem sendo um divisor de águas para todos que participam, pois o programa visa gerar mais renda ao produtor rural.