O Sindicato Rural em parceria com o SENAR promove o Programa Inclusão Digital no Campo- INDICAM, com o objetivo de quebrar as barreiras da desigualdade digital no campo.
O Programa, que acontece na Escola Pedro Silva, visa orientar o público do meio rural quanto ao uso adequado e eficiente das tecnologias da informação com vistas à aquisição de conhecimentos em geral, contribuindo para o seu ingresso no mercado de trabalho.
O grupo é formado por alunos e por produtores rurais que desejam aprender um pouco sobre informática. Dividido em módulos, o curso dura 2 meses e o primeiro módulo aborda o mundo digital. E ainda vai abordar a tecnologia da comunicação e da informação global, introdução ao hardware, Microsoft word e excell.
O mundo digital está presente no setor do agronegócio e vem tomando proporções gigantescas uma vez que se utilizam da tecnologia digital para diversos fins, como georreferenciamento da propriedade, aplicativos para aquisição de crédito rural, emissão de guias como exemplo o GTA- Guia de Trânsito Animal, contabilidade e gestão das propriedades rurais, regularização de terras e atividades, controle de registro de rebanho, elaboração do CAR- Cadastro Ambiental Rural, emissão de nota fiscal eletrônica, acesso de cartório on line, comercialização virtual, estabelecimento de vínculos organizacionais, capacitação técnica e social, dentre outros.