A preservação e recuperação das nascentes é algo bastante importante para o produtor rural. Pensando nisso, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba, em parceria com o SENAR, realizou recentemente, o curso “Florestamento – Recomposição de nascente”, na Fazenda Princesa do Norte, onde será construído o Centro de Formação Profissional Rural. O curso também contou com a parceria da Prefeitura de Pindamonhangaba, que cedeu as mudas para o plantio.
O curso tem como objetivo informar ao produtor rural sobre as leis que determinam a recuperação de áreas dentro da propriedade. “Dessa forma, o produtor estará apto para executar o passivo ambiental, se adequando ás leis ambientais”, explicou o instrutor do curso Rodrigo Florindo Ribeiro Gomes.
A produtora rural Maria de Fátima Spuri Lima, foi uma das participantes do curso. “Decidi fazer o curso porque temos uma propriedade no Ribeirão Grande que tem diversas nascentes e nos preocupamos em preservá-las, cuidando assim, do meio ambiente”, comentou. Ela explica que foi muito prazeroso ajudar no plantio das 150 mudas, que foram utilizadas no curso. “Será importante também, porque vamos poder acompanhar o crescimento das mudas que plantamos e também aplicar todo conhecimento em nossa propriedade”, concluiu.
Á área utilizada para a realização do curso fica dentro da Fazenda Princesa do Norte, que receberá o plantio de cerca de 13 mil mudas, dentro do Projeto de recomposição da área destinada à reserva legal.