Conselho Rural se reúne e debate questões do campo

Na tarde de quarta-feira, 25 de agosto, representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Pindamonhangaba reuniram-se virtualmente, para debater várias ações do conselho, como o andamento dos serviços de poda de vegetação pela EDP Bandeirantes, em vias de acesso de moradores e produtores rurais, as intervenções para melhorar a segurança do campo, do qual houve avanços, devido à instalação de equipamentos pela Prefeitura, para monitoramento das comunidades por meio de câmeras. Os conselheiros ainda levantaram a questão das instalações da rede de internet de fibra ótica nas localidades mais distantes.

Os conselheiros compartilharam também, a preocupação com as queimadas, os serviços de combate ao fogo, campanhas de conscientização da população e a fiscalização das práticas criminosas de queimas. O Sindicato e a Prefeitura inclusive já formaram e treinaram uma brigada de incêndio que colaboram no controle de incêndios florestais nos bairros, em conjunto com os voluntários, servidores da prefeitura e bombeiros da polícia militar.

Houve por parte de produtores do bairro do Pinhão do Una, na pessoa de seu representante, o produtor Laerte Evaristo, vice-presidente do CMDR, um pedido para melhorar o atendimento à comunidade, porque há demandas de trabalho sobre manutenção de estradas, serviços de roçada, iluminação pública, entre outros, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores e produtores. Algumas das solicitações junto às Secretarias e Departamentos foram feitas e atendidas.

Foi apresentado pela engenheira agrônoma Telma de Aquino, secretária executiva do conselho, o Programa Cidadania no Campo – Município Agro, sistema que fortalece a cooperação entre o poder público estadual e municipal, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com os municípios paulista, do qual Pindamonhangaba participa do ciclo 2021/2022.

Um novo projeto voltado a produtores rurais do município foi anunciado pelo engenheiro agrônomo Paulo Imparato, do Departamento Municipal de Agricultura, por meio de convênio do Sindicato Rural, Prefeitura e o Sebrae, denominado Projeto “Bom do Leite”, uma consultoria gratuita prestada pela Sebraetec, em planejamento e gestão, para 15 produtores rurais indicados pelo Sindicato Rural e Prefeitura de Pindamonhangaba. Para participar do projeto o produtor rural precisa ter CNPJ ou DAP. A consultoria abrange três modalidades: qualidade do leite, agroindústria e boas práticas.

Paulo Imparato também comunicou a aprovação pela Câmara Municipal, do Programa Municipal de Manutenção dos Acessos Rurais (PROMMAR), através do qual o Poder Executivo está autorizado a realizar intervenções necessárias à manutenção e conservação das estradas particulares de acesso aos imóveis rurais do município.

Texto: Cristiane Hungria – Assessoria de Comunicação –  Escritório de Desenvolvimento Rural Sustentável/CATI,