Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) se reuniram com técnicos da EDP São Paulo, para discutir questões relacionadas ao fornecimento da energia elétrica na zona rural de Pindamonhangaba. A presidente Niucéia Nogueira Vieira, juntamente com a engenheira agrônoma Telma de Aquino Souza, técnica da Casa da Agricultura e secretária-executiva do Conselho, organizaram a reunião com a empresa, após reivindicações de produtores rurais.
Estiveram representando o setor, membros conselheiros de comunidades rurais e de entidades da agropecuária do município, com o objetivo de buscar mais qualidade e maior investimento em melhorias na rede de abastecimento. Niucéia contou que produtores e residentes nessas regiões distantes dos centros urbanos enfrentam quedas frequentes no fornecimento das redes de energia elétrica e ela acredita que seja necessário efetuar mais operações de manutenção das linhas.
As discussões abordaram desde a questão de medidas preventivas, até o surgimento de novos estabelecimentos de comércio, agroindústria e expansão de outras atividades no espaço rural, que demandam mais energia. Houve relatos de casos de desligamento de energia durante a ocorrência de chuvas com consequência em cabos rompidos, rebaixados ou encostados em galhos de árvores.
A equipe da concessionária participante da reunião virtual (analistas de grandes clientes e poder público, de planejamento de expansão, gestores do centro de operações e de projetos e construções) tomou conhecimento dos relatos e se prontificou a aumentar as manutenções e trabalhar junto com representantes da Prefeitura e Conselho, para dar encaminhamento às questões das podas de árvores que afetam os cabos de energia. A Assirvap (Associação dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba) realizou no início do ano, reunião no Sindicato Rural de Pindamonhangaba com a EDP tratando do mesmo assunto, com a presença de presidentes de todos os sindicatos da região. Este encontro contribuiu muito para a aproximação com a EDP.
Entidades e bairros representados no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Pindamonhangaba: Sindicato Rural, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, Casa da Agricultura e Defesa Agropecuária), Prefeitura Municipal (Departamento de Agricultura) Bairros: Ribeirão Grande, Bicas e Tetequera – Maçaim, Mandú, Bonsucesso – Piracuama, Pau D’Alho e Oliveiras – Cruz Pequena, Cruz Grande e Pinga – Pinhão, Borba e Una – Goiabal, Campinas e Cantagalo- Sapucaia e Distrito de Moreira César.
Fonte: Cristiane Hungria – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável