Conselho Rural discute melhorias da energia elétrica

Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) se reuniram com técnicos da EDP São Paulo, para discutir questões relacionadas ao fornecimento da energia elétrica na zona rural de Pindamonhangaba. A presidente Niucéia Nogueira Vieira, juntamente com a engenheira agrônoma Telma de Aquino Souza, técnica da Casa da Agricultura e secretária-executiva do Conselho, organizaram a reunião com a empresa, após reivindicações de produtores rurais.

Estiveram representando o setor, membros conselheiros de comunidades rurais e de entidades da agropecuária do município, com o objetivo de buscar mais qualidade e maior investimento em melhorias na rede de abastecimento. Niucéia contou que produtores e residentes nessas regiões distantes dos centros urbanos enfrentam quedas frequentes no fornecimento das redes de energia elétrica e ela acredita que seja necessário efetuar mais operações de manutenção das linhas.

As discussões abordaram desde a questão de medidas preventivas, até o surgimento de novos estabelecimentos de comércio, agroindústria e expansão de outras atividades no espaço rural, que demandam mais energia. Houve relatos de casos de desligamento de energia durante a ocorrência de chuvas com consequência em cabos rompidos, rebaixados ou encostados em galhos de árvores.

A equipe da concessionária participante da reunião virtual (analistas de grandes clientes e poder público, de planejamento de expansão, gestores do centro de operações e de projetos e construções) tomou conhecimento dos relatos e se prontificou a aumentar as manutenções e trabalhar junto com representantes da Prefeitura e Conselho, para dar encaminhamento às questões das podas de árvores que afetam os cabos de energia. A Assirvap (Associação dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba) realizou no início do ano, reunião no Sindicato Rural de Pindamonhangaba com a EDP tratando do mesmo assunto, com a presença de presidentes de todos os sindicatos da região. Este encontro contribuiu muito para a aproximação com a EDP.

Entidades e bairros representados no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Pindamonhangaba: Sindicato Rural, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, Casa da Agricultura e Defesa Agropecuária), Prefeitura Municipal (Departamento de Agricultura) Bairros: Ribeirão Grande, Bicas e Tetequera – Maçaim, Mandú, Bonsucesso – Piracuama, Pau D’Alho e Oliveiras – Cruz Pequena, Cruz Grande e Pinga –  Pinhão, Borba e Una – Goiabal, Campinas e Cantagalo- Sapucaia e Distrito de Moreira César.

Fonte: Cristiane Hungria – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável