Brigada de Incêndio – reunião define ações preventivas no Ribeirão Grande

Na manhã de hoje, 6 de agosto, os parceiros responsáveis pela formação da Brigada de Incêndio no bairro do Ribeirão Grande se reuniram na Reserva Vila Serra da Luz, para definir ações preventivas de combate a incêndio.

Durante o encontro foi destacada a importância das ações preventivas que serão desenvolvidas com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. “Ano passado quando aconteceu o incêndio aqui, muitas pessoas e instituições tentaram ajudar, mas, não havia um planejamento. A ideia com a Brigada e com esse encontro é definir ações preventivas que irão auxiliar caso aconteça um incêndio novamente”, comentou Mário Sarraf, proprietário da Reserva Vila Serra da Luz.

Para João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, o encontro celebra o interesse de todos os envolvidos para que a brigada se tornasse uma realidade. “Esse é o resultado de um trabalho em conjunto com todos os parceiros e que queremos levar para outros bairros da zona rural, como o bairro das Oliveiras”, comentou.

De acordo com Michel Cassiano de Oliveira Moreira, Diretor da Defesa Civil, o momento é mesmo de agradecimento e comemoração. “Temos que agradecer a todos os envolvidos, pois, sabemos que isso é fruto da semente que foi plantada há meses atrás e sabemos o quanto a Brigada será importante para o trabalho de prevenção a incêndio”, ressaltou. O Diretor destacou ainda que o treinamento realizado no dia 30 de junho com o Corpo de Bombeiros já surtiu efeito. “A equipe da Defesa Civil conseguiu debelar sozinha um incêndio no Parque da Cidade, utilizando as técnicas aprendidas durante o curso da brigada”, comemorou.

Segundo o Ten. Aquino, do Corpo de Bombeiros, e responsável pelo treinamento, as ações da Defesa Civil e das Brigadas no combate a incêndios ajudam, sobremaneira, o trabalho do Corpo de Bombeiros. “Nosso batalhão conta com um efetivo pequeno para atender a cidade de Pinda e outras cidades vizinhas que não possuem posto de bombeiros”, concluiu.

Marta Sarraf, proprietária da Reserva destacou ainda o trabalho da presidente da Associação Amigos do Bairro do Ribeirão Grande que foi essencial para a realização do curso e formação da Brigada. “A liderança da Aline conquistou o envolvimento dos moradores, desenvolvendo uma comunidade participativa”.

Participaram da reunião: João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, Paulo Ricardo Nicolas Imparato, Secretário Adjunto de Meio Ambiente da Prefeitura de Pindamonhangaba, Michel Cassiano de Oliveira Moreira, Diretor da Defesa Civil, Ten. Aquino, do Corpo de Bombeiros, Marta e Mário Sarraf, da Reserva Vila Serra da Luz e voluntários da brigada.

Equipe da Defesa Civil durante a trilha na mata

.