Na noite de ontem , 3 de março, o pesquisador Artur Chinelato reuniu um grande número de produtores rurais durante a palestra “Avaliação Econômica e Zootécnica da Atividade Leiteira”. O evento foi uma parceria da Comevap, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e do Sindicato Rural. O diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural de Pindamonhangaba, Haley Silva de Carvalho, agradeceu a presença de todos e aos parceiros e o Diretor de Produção da Comevap, Aristeu de Barros Tranin, também mencionou a importância dos parceiros para a realização do evento. O evento também contou com a presença de Wander Bastos, presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba, do Diretor de Agricultura da Prefeitura de Pindamonhangaba, Paulo Imparato, além de produtores rurais de Pinda e de outras cidades da região.
Como muito bom humor, o pesquisador da Embrapa apresentou exemplos de produções leiteiras em diversas cidades e estados do Brasil, com diferenças de solo, clima e estrutura. De acordo com Chinelato, a organização, por meios das técnicas, é imprescindível para o sucesso da produção leiteira. “O primeiro passo é acreditar no potencial da atividade leiteira como geradora de renda”, explicou.
Dentro do Projeto Balde Cheio, as tecnologias são adaptadas regionalmente em propriedades que se transformam em salas de aula. O sucesso das propriedades é monitorado por meio do controle de dados na planilha de avaliação econômica e zootécnica.
Chinelato destacou também o “leite de vacas felizes”, produzido em Portugal e que também já é realidade em Valença, no Rio de Janeiro. “Cada vez mais, o consumidor determina o quê, e como se produz. O leite de vacas criadas no pasto esta sendo cada vez mais valorizado”, salientou.
Ao final do encontro, o especialista passou um vídeo sobre o Hospital do Amor, em Barretos e, salientou a parceria firmada entre o Projeto Balde Cheio e o Hospital. Pela parceria, é feita doação de um litro de leite para cada mil litros produzidos dentro do Projeto. Chinelato, convidou a todos e, especialmente, a Cooperativa Comevap a também firmar uma parceria com o Hospital, que há 51 anos desenvolve uma trabalho extraordinário, com atendimento gratuitos a pessoas com câncer.
O presidente do Sindicato Rural, João Bosco Andrade Pereira, agradeceu a presença do palestrante. “Agradecemos mais uma vez a disponibilidade do Artur Chinelato e também a parceria da Comevap e da Secretaria de Agricultura para a realização do evento”, concluiu.