Aquicultura foi tema de curso no Vale do Paraíba

Em Pindamonhangaba, no dia 12 de dezembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio das unidades regionais do Polo da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) do Vale do Paraíba e Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) realizaram em conjunto, o curso “O bê-á-bá da Aquicultura”, que teve por objetivo apresentar as noções básicas da aquicultura em manejo e produção de peixes de maneira correta e eficiente.

Cerca de 80 participantes, vindos de diversos municípios do estado de São Paulo e de Curitiba no Paraná, entre piscicultores, produtores rurais, pequenos e médios empresários, universitários de ciências agrárias e veterinária, técnicos, extensionistas e pesquisadores estiveram no evento que teve a participação da Embrapa.

Durante a programação houve palestras e debates sobre os entraves, avanços, licenciamento ambiental na aquicultura, aquaponia, criação de diferentes espécies de peixes e organismos aquáticos (trutas, tilápias, lambaris, rãs, camarões e outras espécies), qualidade da água na aquicultura e outras questões relacionadas à atividade, como os gargalos na produção do pescado, tecnologias tradicionais e inovações, processamento de pescado e a legislação estadual e federal.

Os profissionais que ministraram as palestras  possuem vasta vivência na área e excelência na formação acadêmica e profissional, no avanço e inovação da Aquicultura do estado de São Paulo abordando temas relacionados ao  projeto básico para iniciar a atividade de piscicultura,  importância de monitorar a qualidade da água, produção de peixes em tanque escavado e tanque-rede, prevenção de enfermidades, ornamentais dentro da piscicultura, noções básicas no cultivo do camarão de água doce,  sistema informatizado de apoio às boas práticas de manejo e gestão ambiental da aquicultura  e noções básicas de ranicultura.

PESQUISAS DIVERSAS

Desde 2005, a APTA Regional – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios desenvolve pesquisas relacionadas à aquicultura no Vale do Paraíba, nas áreas da produção de tilapicultura, carcinicultura, ranicultura, entre outras espécies de interesse zootécnico, qualidade da água, sanidade, e estudos econômicos.

Em parceria com outras instituições no ano de 2019, o Setor de Aquicultura teve como destaque a divulgação e a transferência de tecnologia nas mais variadas áreas, sempre contando com o apoio dos técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável do Escritório Regional e das Casas da Agricultura.

Segundo Sérgio Schalch, pesquisador científico do Polo Regional, a aquicultura é uma das atividades que mais tem crescido no mundo nos últimos anos, desempenhado um papel econômico e social de grande importância na produção de alimento e geração de emprego e renda. “Com esse evento vamos fortalecer e incentivar a cadeia do pescado na região do Vale do Paraíba” destacou Sérgio.

A Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), por meio dos dois Escritórios Regionais de Guaratinguetá e Pindamonhangaba junto às Casas da Agricultura é uma grande parceira dos diversos setores de pesquisa do Polo da Apta. “A parceria na realização do curso sobre Aquicultura resultou num rico debate durante 60 minutos de discussões no formato de mesa redonda, contando com o envolvimento de pessoas ligadas às Prefeituras, Defesa Agropecuária, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, Associação de Piscicultores do Estado de São Paulo, piscicultores da região”, explicou o Diretor do Escritório Regional da CDRS e mediador do debate, Haley de Carvalho.

Nelma Biondi, secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Redenção da Serra, disse que o município enfrenta problemas com a questão da água da represa e defende maior envolvimento de todos os segmentos do setor na valorização das atividades econômicas da agropecuária desenvolvida de maneira sustentável e justa socialmente. “Vamos somar esforços cada vez mais, na realização de eventos como esse, porque são nesses momentos que conhecemos a realidade de cada município voltado às questões do campo”, completou Nelma.

O evento contou com o apoio do Sindicato Rural de Pindamonhangaba que também esteve representado por alguns de seus associados.

Fonte: Cristiane Hungria – Assessoria de Comunicação – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável

One thought on “Aquicultura foi tema de curso no Vale do Paraíba