Alunos dos SENAR marcam presença na ExpoPinda

Apresentação dos alunos do programa de viola caipira encanta o público, durante o encerramento do evento, em Pindamonhangaba

A evento realizado pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba, contou com a participação dos alunos do programa de viola caipira que se apresentaram durante o encerramento no dia 3 de agosto. A ExpoPinda 2025 superou as expectativas, reunindo mais de 10 mil pessoas em quatro dias de festa. O evento contou com o apoio do Sebrae, Senar e da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Mesmo com pouco tempo de aula, os alunos apresentaram um repertório bem extenso, com clássicos da “moda da viola”, como Chalana e Cavalo Preto. Para o músico e instrutor do Senar Fred Henrique, a apresentação foi importante para mostrar ao público que é possível aprender a tocar um instrumento. “É com grande alegria que compartilho minha satisfação em acompanhar o progresso da turma do Programa de Viola Caipira promovido pelo Sindicato Rural em parceria com o Sistema FAESP/SENAR. Em apenas dois meses de dedicação e aprendizado, nossos alunos emocionaram o público, com um repertório repleto de clássicos da música sertaneja raiz, resgatando, com autenticidade e paixão, a rica tradição da viola caipira”, salientou.

Para a aluna Maria Goreti dos Santos, que é iniciante na viola, a apresentação foi uma forma de aprimorar o conhecimento. “Consegui acompanhar perfeitamente as músicas propostas com segurança, isso demonstra que o professor está indo pelo caminho certo na didática de ensino. Fiquei encantada com a estrutura do evento, foi a primeira vez que participo. Parabéns aos organizadores”, destacou.

O instrutor explicou que a experiência vivida por cada aluno foi singular. “ Muitos subiram ao palco pela primeira vez, enfrentando o nervosismo e se superando de forma admirável. Ver essa transformação diante dos olhos de todos, com tanta entrega e entusiasmo, é motivo de imenso orgulho. Como instrutor, momentos como esse reafirmam que estamos no caminho certo, conectando técnica, cultura e coragem”, concluiu.

Ex-alunos comercializam produtos no stand do SENAR

Para apresentar o resultado do trabalho realizado durante os cursos, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba montou um stand que recebeu ex-alunos dos cursos do SENAR, que puderam apresentar e comercializar seus produtos durante a ExpoPinda. No local os visitantes puderam conferir,  artigos em macramê, bordados, sabonetes, cremes, velas,  pães e geleias. Tudo produzido de forma artesanal. 

“Expusemos bordados e macramê, que aprendemos durantes as aulas dos cursos do SENAR e também levamos a saboaria e velas artesanais. Foi bastante importante para a divulgação do nosso trabalho. Conseguimos atingir um público novo com algumas vendas. Saí de lá com duas encomendas de macramê. Saímos satisfeitas”, comemora Rosemary Moura Magro. Ela trabalha junto com Isabela Munerato. Ela conta que se conheceram no curso e decidiram fazer uma parceria para participar de feiras e juntas, venderem seus produtos.   

Para Iolanda de Fátima Silva Oliveira, que também participou do stand com a venda de pães artesanais recheados e broa de milho a experiência foi bastante importante. “Ficamos felizes com o convite. Muita gente que conhece o nosso trabalho foi lá prestigiar e comprar o nosso produto”, comentou.

De acordo com Felipe Garcia, coordenador do SENAR, o stand foi pensado para dar espaço aos ex-alunos como forma de estimular ainda mais o aprendizado. “Ao apresentar seus produtos e ter espaço para vendas, o aluno fica motivado a continuar realizando outros cursos e motiva outros produtores rurais a participarem. Dessa forma, o Sindicato Rural auxilia na geração de emprego e renda no campo”, salientou.

“Participar do stand na ExpoPinda foi uma experiência maravilhosa. Foi uma oportunidade incrível para divulgar o trabalho da Bonjulie Pâtisserie, apresentar meus produtos artesanais para um público novo e fazer ótimos contatos. As vendas foram muito boas e o retorno dos visitantes foi super positivo. Estou muito grata pela oportunidade e espero estar presente nos próximos eventos também”, comemorou Juliane Maciel, ex-aluna dos cursos do SENAR.

“Estamos bastante satisfeitos com o resultado do evento. Superou todas as nossas expectativas e isso, graças a uma equipe focada que trabalhou arduamente, para que tudo saísse a contento. Mais uma vez oferecemos um ambiente com oportunidade de negócios aos pequenos produtores e ex-alunos do SENAR”, concluiu, Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

 (12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *