Alunos do Programa Jovem Agricultor do futuro fazem visita no Trabiju

No dia 11 de junho, os alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro visitaram o Parque do Trabiju em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A visita contou com a presença do presidente do Sindicato Rural, João Bosco Andrade Pereira, da Diretora Administrativa Sandra Mendes Wolff, da coordenadora do Senar, Gislyene Alvarenga, da instrutora  pedagógica Karen Cristina de Freitas Moraes e do instrutor Renan Calderaro de Oliveira.

Acompanhados pelos guardas ambientais Helene e Claudionor, os alunos da Escola Pedro Silva, tiveram uma aula sobre a fauna, a flora e sobre a história do Parque do Trabiju, antiga Fazenda da Represa. “O contato com a natureza agregou muito ao trabalho desenvolvido pelo projeto”, comentou, a coordenadora pedagógica.

Durante a visita, o instrutor aproveitou para abordar alguns assuntos com os alunos, como: o problema do javaporco para os produtores rurais, a história do palmito juçara (Euterpes Edulis) e como o cultivo da pupunha e do híbrido podem salvar essa espécie da extinção. “Abordamos também a razão da Araucária produzir pinhão na região, além de destacar algumas curiosidades sobre o bambu”, comentou Renan. Para o instrutor, a visita foi de extrema importância para os alunos, que puderem entender o ciclo da água e conhecer um pouco mais sobre os atrativos de Pinda. “O Parque é um local de grande riqueza natural e histórica e isso desde a época do Império”, salientou.

Para a aluna Lariany Lima, foi muito bom conhecer o parque. “É muito interessante, tem muita coisa que tem a ver com agricultura. Espero voltar mais vezes “, comentou.

“O Sindicato Rural sente-se honrado em poder oferecer essa experiência aos alunos contribuindo para a formação cultural desses jovens”, concluiu o presidente do Sindicato Rural, João Bosco Andrade Pereira.