Produtores rurais realizam curso de Processamento Agroindustrial de Leite

Queijos, doce de leite, bebida láctea, requeijão e bebida láctea, foram apenas um dos produtos produzidos pelos alunos do curso de Derivados do Leite, realizado em agosto pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba em parceria com o sistema Faesp/Senar.

O curso aborda habilidades técnicas, questões de saúde, segurança alimentar e, especialmente, orienta os participantes a produzir em conformidade com as regulamentações vigentes. “ O curso oferece certificado e é reconhecido pelo MEC, totalmente gratuito oferece a oportunidade aos alunos aprenderem na prática, com muito conhecimento e troca de experiências”, comenta a engenheira de alimentos e instrutora do SENAR, Cibele Firmino.

Sônia Miyako Takahashi fico bastante satisfeita em participar do curso. “Cada dia foi uma aprendizagem diferente, cada dia uma novidade. Fui muito prazeroso também”, comentou.

A opinião é compartilhada pela aluna Célia Regina Rossi. “O curso foi maravilhoso, cada dia uma aprendizagem diferente, cada dia uma novidade, além de ser prazeroso”, salientou.

Muito em breve os cursos de processamento agroindustrial de leite, serão realizados na Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados que será construída na Fazenda Princesa do Norte.

Sindicato Rural anuncia aprovação de projeto da Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados

O Sindicato Rural de Pindamonhangaba anunciou, recentemente, a aprovação do projeto da Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados, que irá funcionar no Centro de Formação Profissional Rural “João Bosco Andrade Pereira”, instalado na Fazenda Princesa do Norte. O local terá capacidade para o beneficiamento de 500 litros de leite de vaca e 100 litros de leite de cabra por dia, totalizando 600 litros/dia. A unidade de beneficiamento está preparada para produzir cerca de 20 produtos, tais como: queijo  minas frescal, queijo minas padrão, queijo meia cura, queijo tipo provolone, requeijão, entre outros. O local será utilizado para cursos realizados em parceria com o sistema faesp/senar, funcionando como incubadora para o produtor rural, que após, devidamente preparado durante os cursos, produzirá o seu próprio produto no local e poderá comercializá-lo de maneira legal, até que alcance estabilidade econômica e possa construir suas próprias instalações.

“Comemoramos a aprovação do projeto e, em breve, com o início da construção de nossa tão sonhada unidade de beneficiamento de leite e derivados, nossa incubadora, que certamente, gerará renda a muitos produtores rurais. Ver a Fazenda Princesa do Norte em movimento, recebendo alunos para os cursos do SENAR é motivo de orgulho não apenas para a diretoria do Sindicato Rural, mas, para todos os envolvidos com o agro”, concluiu Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com