Programa Novo Olhar leva desenvolvimento sustentável para a comunidade rural

Desenvolver habilidades e atitudes de pessoas e grupos para a prática da organização comunitária como instrumento do desenvolvimento rural sustentável – Esse é o objetivo do Programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural, que acontece no Restaurante Alecrim, dentro da parceria Sindicato Rural de Pindamonhangaba e SENAR.

De acordo com Isabela Pennella, socióloga do departamento de promoção social do SENAR – SP, o programa surgiu de uma necessidade identificada pelos instrutores. “Os produtores eram capacitados em diversas áreas e cursos, mas, perdiam muitas oportunidades por não estarem organizados. Então entendemos que o programa era necessário”, destacou.

Em Pindamonhangaba, são 10 participantes, respeitando os protocolos COVID, de distanciamento. O curso reúne moradores do bairro do Maçaim e também proprietários ligados ao turismo rural. O programa tem seis módulos divididos em muita teoria e prática, onde os participantes podem desenvolver cidadania e sustentabilidade, por meio do estudo do indivíduo e do meio. “O programa foi elaborado para dar aos participantes, condições de se conhecerem melhor enquanto cidadãos e identificar oportunidades na comunidade onde vivem para gerar um desenvolvimento sustentável e isso certamente trará resultados positivos a todos”, comentou a instrutora Elisângela Cristina Cendretti Bernardes de Souza. Ela explica, que o programa pode auxiliar a criação de políticas públicas que atendam o bairro de forma mais assertiva.

Para a aluna, Patrícia kazue Hiraki o curso está sendo um grande aprendizado. “Estamos realmente tendo um novo olhar para a nossa comunidade, com levantamento de pontos forte e fracos, levantando diagnósticos e tentando juntos, encontrar soluções para os problemas”, comentou.

De acordo com Berenice Domingos da Silva, o programa veio para transformar a sua vida. “Estou passando por uma depressão e já não tinha muita vontade de fazer nada e o programa está me dando muita força para continuar a trabalhar pela comunidade”, comemora. Berenice é líder na igreja que frequenta e está multiplicando os ensinamentos do curso na comunidade religiosa.

José Carlos de Paula é empreendedor no ramo de eucalipto e o programa está ajudando a se organizar melhor na empresa. “O programa é muito completo e está nos trazendo um grande aprendizado”, salienta.  Para Pedro Ribeiro que já trabalha com turismo rural, o programa chega para ajudar em muitos aspectos. “Ele está nos trazendo capacitação e metodologia para continuarmos a trabalhar pelo turismo local”, destacou.

Pelo Brasil, o Programa Novo Olhar tem mudado a realidade de muitas comunidades, por meio de um desenvolvimento mais sustentável. “Esperamos que o programa em Pinda leve uma nova realidade para os moradores que estão participando e que possam se desenvolver com melhores condições e novas oportunidades”, concluiu João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural.