Dia Nacional de Conservação do Solo é comemorado com palestras

Durante o evento “A Pecuária Leiteira Promovendo a Conservação do Solo”, especialistas mostraram como a Pecuária Leiteira pode contribuir para a conservação do solo, utilizando técnicas corretas. O evento foi realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com o Sindicato Rural, a Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba (Comevap) e a Prefeitura de Pindamonhangaba.

O primeiro assunto abordado durante o encontro foi as técnicas mecânicas de conservação do solo, entendendo a aptidão do solo e evitando o desmatamento e as queimadas. Na sequência, foi destacado o pastejo rotacionado como ferramenta de conservação do solo, sendo apresentado os tipos de forragens que devem ser utilizadas para a melhor conservação do solo. O Sistema de Plantio direto de pastagens com sobressemeadura, também foi tema na apresentação.

Segundo os especialistas, 80% das terras do Estado de São Paulo sofrem com a erosão e grande parte dessa erosão vem da reforma de pastagens, com o preparo do solo de forma convencional. Utilizando o sistema de plantio direto e as outras ferramentas oferecidas pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável é possível garantir a conservação do solo e, consequentemente, o aumento da produção na propriedade. Destaque também para a Lei Estadual de Conservação do Solo Nº 6171, de 04 de julho de 1988, que dispõe sobre o uso, conservação e preservação do solo.

O evento tem o apoio do Grupo Gestor Regional do Plano Mais Leite Mais Renda do Governo de São Paulo e dos parceiros do Arranjo Produtivo Local da Pecuária Leiteira do Vale do Paraíba.

Para o presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, João Bosco Andrade Pereira, o evento é de extrema importância, por reunir fortes parceiros interessados na promoção de técnicas em prol da conservação do solo e melhoria da produção nas propriedades rurais da cidade e região.

O evento, que acontece no dia 16, em Taubaté e no dia 17, em São Luiz do Paraitinga,  é mais uma das ações da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que envolvem o Escritório de Desenvolvimento Rural de Pindamonhangaba e as Casas de Agricultura, distribuídas na região do Vale do Paraíba, Serras do Mar e Mantiqueira sendo responsáveis pelo fortalecimento da produção sustentável e assistência ao produtor rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *