Recomeço na zona rural: Aluno de veterinária busca formação em curso gratuito de casqueamento bovino no Sindicato Rural de Pindamonhangaba

Os cursos realizados pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba em parceria com o sistema Faesp/Senar, levam mais que formação para os participantes. Em alguns momentos, eles fazem parte do sonho de uma profissão na área do agronegócio. Esse é o caso de Rodrigo Mangela, que depois de adiar por 20 anos o sonho de ser veterinário, está cursando o sétimo período da universidade e agora busca formação também em cursos extra-curriculares.
Ele foi um dos alunos do curso de casqueamento em bovinos, que ocorreu no Sindicato Rural, no mês de fevereiro. “Acredito que somente a faculdade não é suficiente, a vivência da prática em cursos extracurriculares é essencial para o desenvolvimento profissional”, salienta Rodrigo.
O objetivo do curso é capacitar o aluno a realizar o casqueamento preventivo e corretivo em bovinos, de forma a garantir o bem-estar animal e a produtividade do rebanho, tudo isso com aulas teóricas e práticas, sobre diferentes temas, como: anatomia funcional, princípios básicos do exame clínico, fisiologia do casco bovino, classificação das diferentes lesões, tratamento das diferentes lesões, métodos de casqueamento , medidas preventivas, entre outros.
Rodrigo tem uma história interessante, pois, devido às circunstâncias da vida, não conseguiu ingressar na faculdade de veterinária, decidindo cursar História e Filosofia. Trabalhou como professor por 19 anos. “Lecionar não representou de maneira alguma uma frustração ou fracasso, encarei essa etapa da vida com muita honra”, explica. Mas, foi durante a pandemia, que Rodrigo começou a questionar a vida e decidiu desengavetar o antigo sonho de ser médico veterinário.
A realidade do Rodrigo não é diferente de muitas pessoas que acabam desenvolvendo outras funções até que possam, de fato, trabalhar na área que desejam. “Nesse ponto, os cursos e programas do Sindicato Rural em parceria com o SENAR auxiliam muito na formação de profissionais, que muitas vezes, não conseguem ainda realizar uma faculdade, mas, podem já ingressar na área, desenvolvendo atividades na zona rural, como é o caso do casqueamento em bovinos”, explicou, Felipe Garcia, coordenador dos cursos, em Pindamonhangaba.
Vale destacar, que Rodrigo ficou sabendo dos cursos, pelo amigo Marcelo, ex-aluno do Programa Proleite de 2024. Incentivado pelo amigo, Rodrigo decidiu se inscrever e realizar o curso. “Para cursar a universidade tive que abrir mão do cargo de professor e hoje, concilio a vida acadêmica, familiar e profissional como motorista de aplicativo, até que possa exercer de fato a medicina veterinária e os cursos extra-curriculares me ajudarão no desenvolvimento da carreira”, concluiu.
Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale
(12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *