
Em janeiro, o Centro de Formação Profissional Rural “João Bosco Andrade Pereira”, instalado na Fazenda Princesa do Norte, ganhou vida novamente, para o início da temporada 2026, de cursos gratuitos realizados em parceria com o Sistema Faesp/Senar.
De acordo com Gisleyne Alvarenga, instrutora do SENAR, o curso contou com a participação de diversos tipos de perfis. “Pessoas que buscavam aprender para produzir pães para consumo próprio e também pessoas que buscavam uma oportunidade de geração de renda”, salientou.
No curso, os participantes aprendem técnicas de panificação, preparo de massas, pães integrais, doces e salgados. “Como o curso é bastante prático, tivemos espaço para troca de experiências, momento para tirar dúvidas e tempo para transmitir as informações de forma acessível a todos os participantes”, ressaltou a instrutora. Ela destacou ainda que durante as aulas, os alunos aprendem todos os aspectos da panificação artesanal, que não utiliza aditivos químicos e aproveita ingredientes com valores nutritivos.
Para Carolaine Aparecida Diniz, o curso foi importante para adquirir técnicas no preparo de pães caseiros. “ Eu já faço pães caseiros para consumo próprio, mas, não tinha técnicas e conhecimentos que aprendi no curso, além também da higiene dos alimentos, tipos de farinhas utilizadas e tipos de fermentação”, destacou. Ela salienta que curso superou as expectativas. “O método de ensino foi bem claro e de fácil entendimento. O ambiente da Fazenda Princesa do Norte, também faz uma imersão na produção artesanal de pães”, salientou.
Para Felipe Garcia, coordenador do SENAR, o curso foi um sucesso, reunindo um grupo de alunos atentos e com sede de conhecimento. “Receber um grupo diversificado nos cursos, mostra que estamos atendendo a demanda do município, especialmente, criando oportunidade para geração de emprego e renda na zona rural”, concluiu.