Comissão é criada para alavancar regulamentação e rotulagem do leite A2 no Brasil

No dia 21 de fevereiro, em reunião convocada pelo Presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, foi criada a Comissão do Leite A2 da ABRALEITE para atuar junto aos órgãos competentes, visando à regulamentação e rotulagem do leite A2 no Brasil. Nessa data, foram apresentadas pelo Presidente Geraldo Borges e pelos Diretores Flávia Fontes e Roberto Jank Jr., as ações que vêm sendo desenvolvidas desde 2017 pela ABRALEITE para regulamentação e certificação do A2. Dentre elas, destaca-se a criação do Selo Vacas A2A2, pelo Movimento #BEBAMAISLEITE, juntamente com o Genesis Group, empresa certificadora reconhecida nacional e internacionalmente. A marca de lácteos Letti a2, da Fazenda Agrindus, de propriedade do Diretor Roberto Jank Jr., foi a primeira a ser certificada com o Selo #BEBAMAISLEITE Vacas A2A2, que será utilizado em sua rotulagem a partir do próximo mês.

Desde agosto de 2017 a ABRALEITE vem trabalhando no sentido de se obter regulamentação e rotulagem do leite A2 no Brasil, tendo tratado com a Anvisa e o MAPA EM 2017 e 2018, além de participado de diversas reuniões e do 1° evento que tratou exclusivamente do A2 realizado no Brasil, em agosto 2017 na cidade de Novo Horizonte-SP.

A Comissão do Leite A2 da ABRALEITE é composta por 26 membros da Diretoria e dos Conselhos da ABRALEITE que se dispuseram a compor este grupo de trabalho e terá como responsáveis por conduzir os trabalhos os seguintes membros eleitos por unanimidade:

Coordenador: Roberto Jank Jr.
1a Secretária: Flávia Fontes
2° Secretário: Marcos Corteletti

Algumas instituições foram convidadas para compor a Comissão, dentre elas, a Embrapa Gado de Leite, o IZ, o NITAL e a USP.

Como próximos passos, será feita a estruturação de uma pauta a ser apresentada para o Ministério da Agricultura, contemplando as ações já realizadas, bem como a necessidade de regulamentação desse mercado tão promissor para a pecuária leiteira brasileira.

Fonte: http://abraleite.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *