Programa forma músicos de viola caipira em Pindamonhangaba

Em junho, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba deu início ao programa de viola caipira, em parceria com o Sistema Faesp/Senar,  com aulas semanais no auditório do Sindicato Rural.

O programa visa preservar a cultura caipira por meio do ensino da viola, promovendo a integração social e o desenvolvimento pessoal dos participantes, além de resgatar tradições musicais. “A turma atende 10 alunos, que aprendem o instrumento com conteúdos práticos e teóricos, abordando todo o histórico da viola caipira e da música sertaneja”, explica o instrutor do SENAR, Fred Henrique.

De acordo com o instrutor, o curso é direcionado para iniciantes na viola. “Mas, temos alunos que buscam aprimorar os conhecimentos no instrumento”, salienta.

O programa tem duração de cinco meses, mas, mesmo nas primeiras semanas, os alunos já conseguem executar músicas inteiras. “Estamos na terceira semana de curso com nove canções já trabalhadas”, comemora o instrutor.

Para o aluno Guilherme Roca as aulas têm sido uma grata surpresa. “Eu e meu filho Théo Caleb, estamos fazendo as aulas. Meu filho já tinha conhecimento sobre a viola caipira, eu era apenas um admirador. As aulas estão sendo excelentes, com muito conteúdo e a sala de aula é confortável e segura, além disso, o professor Fred além de grande músico, é muito dedicado à docência e repasse da tradição caipira”, destacou.

A aluna Maria Goreti dos Santos também está aprovando as aulas de viola. “Eu nunca toquei nenhum instrumento, meus irmãos tocam violão, meu pai tocava viola e eu sempre apreciei. A didática do professor é muito boa e com isso aos poucos estou aprendendo e já toco algumas músicas, ainda olhando para trocar as posições, mas, com treino, sei que vou melhorar, estou gostando bastante”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *