Sindicato Rural de Pindamonhangaba participa de Missão Técnica da Faesp

O diretor do Sindicato Rural e membro da comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da Faesp, João Bosco Andrade Pereira, participou, entre os dias 26 e 28 de novembro,  da Missão Técnica da Faesp que visitou diversas propriedades do Estado, visando conhecer as realidades de produção. O diretor do Sindicato esteve acompanhado pelo presidente dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba – Assirvap, Wander Bastos e de outros membros da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leita da Faesp. O objetivo, além da atualização profissional, foi promover um ambiente de integração entre produtores, instituições de pesquisa e empresas do setor.

O presidente do Sindicato da Assirvap Wander Bastos e o diretor do Sindicato Rural João Bosco Andrade Pereira

A visita começou na Agrindus, empresa localizada em Descalvado, que atualmente, produz 65 mil litros de leite por dia. “A produção é quase toda utilizada na propriedade na produção de iogurtes, coalhadas, doce de leite, entre outros produtos”, explica o diretor do Sindicato Rural.  Ele salienta que, o leite é pasteurizado e embalado na fazenda e parte é comercializado como leite A2A2, tendo em vista que a propriedade possui certificação de todo o rebanho para esse tipo de leite.

No segundo dia a visita aconteceu na  EMBRAPA-Pecuária Sudeste em São Carlos, que há muitos anos tem gerado tecnologia amplamente divulgada e utilizada pelos produtores de leite. O rebanho da propriedade é proveniente do cruzamento das raças holandesa e Jersey, que resulta em animais bastante produtivos e de menor porte, mais adaptado às condições de pastejo. “A ordenha é realizada por robô, o que constitui uma inovação pois o sistema adotado é o de produção de leite a pasto, sendo a primeira vez que isso ocorre em nosso país, pois os demais robôs que existem estão instalados em sistema de animais confinados”, comentou.

A missão foi encerrada, em Araras, na Fazenda Colorado, uma empresa de grande porte que produz 114 mil litros de leite por dia provenientes da ordenha de 2.200 vacas.  O destaque da propriedade está na ordenha feita em sistema carrossel, que ordenha 72 vacas a cada 9 minutos e para o leite que é pasteurizado e envasado na propriedade e entregue ao mercado consumidor em apenas 18 horas. A Fazenda produz também iogurtes e bebidas lácteas, além de sucos de frutas, com destaque para o de laranja, com frutas produzidas no local e, também o leite A2A2. Na propriedade as vacas em lactação e novilhas ficam em galpões climatizados e possuem coleira que identifica os animais e registra dados sobre os mesmos, inclusive a ocorrência de cio. Durante muitos anos tem sido a maior produtora de leite do Brasil.

Para o diretor do Sindicato Rural, a Missão Técnica foi um evento muito produtivo, que permitiu aos participantes conhecer o que tem hoje de mais avançado em tecnologia da pecuária leiteira no país, comparável ao que existe de melhor em outros países. “Muito útil também os diversos aspectos da gestão da propriedade, principalmente, no que diz respeito aos trabalhadores responsáveis pelo manejo dos animais. Além disso os participantes puderam também trocar experiências entre si pois são de regiões distintas do estado com diferentes tipos de exploração”, concluiu.

Fotos: Assessoria de Comunicação Faesp

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

 (12) 99773-0118- agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *