O Programa de Tomate Orgânico, que aconteceu no Haras Tarumã, será concluído no próximo dia 23 de agosto, com o beneficiamento dos tomates produzidos. Dividido em módulos, o curso começa com o preparo do solo, plantio, segue com a condução da planta, controle de pragas, frutificação, colheita e beneficiamento. O Programa é realizado pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba, em parceria com o SENAR.
Um fato bem curioso aconteceu durante a colheita – um tomate orgânico de 655 gramas. Domingos Sávio Sacramento da Silva, um dos alunos do curso e proprietário do Haras, nos contou que as frutas estão nascendo maiores em razão de um composto orgânico produzido especialmente para o curso. “Também plantamos mostarda na plantação, porque a flor da mostarda atrai um inseto que ataca a plantação. Ela se comporta como um inseticida natural”, explica. Orgulhoso, ele exibe todos os tipos plantados, Débora, Italiano, Cereja e mesmo os menores apresentaram tamanho maior.
Produção artesanal do Tomate
Nos dias 3 e 4 de setembro, acontece o curso pontual de Processamento artesanal do tomate, que vai utilizar os produtos do programa para a produção de tomate seco, molho de tomate, suco de tomate, extrato de tomate, molho de tomate, cactchup e chutney de tomate verde.