História

Há 50 anos, nos meados da década de 60, um grupo de produtores rurais da cidade entendeu a necessidade de se organizar e dar representatividade à categoria e criou o Sindicato Rural de Pindamonhangaba. A carta sindical foi outorgada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social no dia 30 de novembro de 1965 e surgiu assim o nosso Sindicato Rural. Esse grupo de valorosos e idealistas produtores dos primórdios do Sindicato Rural, reunia nomes como Vitório Cassiano, Paulo Bittencourt de Carvalho,  Kermit de Moura Bastos, João de Deus Pinto Monteiro, Abílio Marcondes de Godoy, Vito Ardito Lerário, Ireno Godoy, Jorge Leal Raposo Lopes, José Geraldo Azevedo Freire, Antonio Lourenço Junior, Nivaldo Azevedo, Roque Claro, Antonio Cassiano, José Geraldo Marcondes, Orália Ambrogi de Doná, Antonio Avelino Guimarães Filho, Antonio Alves Monteiro, Joaquim Pereira da Silva, Adherbal Ribeiro Ávila, José Moacir Andrade Basso, João Guimarães Palma  e muitos outros.

O primeiro presidente do Sindicato Rural foi o Sr. Adherbal Ribeiro Ávila até o ano de 1970. Daquela época até os dias de hoje, foram muitos os produtores rurais que se dispuseram a doar parte do seu tempo e dedicaram-se a trabalhar pela entidade e compuseram as sucessivas diretorias presididas por Joaquim Pereira da Silva de 1970 a 1973, Carlos Francisco Pupio Marcondes de 1973 a 1976, José Gomes Vieira de 1976 a 1979, José Roberto Marcondes de Aguiar de 1979 a 1982, João Bosco Andrade Pereira de 1982 a 1985, Roque Claro de 1985 a 1988, José Gomes Vieira Junior de 1988 a 1991, Luiz Fernando Salgado Marcondes de 1991 a 2006, José Renato Pereira Bicudo de 2006 a 2009, Jeferson Tadeu Salgado Barros de 2009 a 2010 e  Carlos Alberto Faria Raposo Lopes de 2010 a 2014, João Bosco Andrade Pereira de 2014 a 2018 e de 2018 a 2022.

Durante todos esses anos o Sindicato Rural sempre esteve ao lado do produtor, informando-o, prestando serviços e representando a categoria nas reivindicações e na sua defesa junto aos órgãos municipais, estaduais e federais. Foi responsável também pela realização de grandes eventos proporcionando oportunidades de comercialização de animais através de leilões e organizou dezenas de torneios leiteiros que ajudaram a divulgar a qualidade e produtividade do nosso rebanho. Durante muitos anos promoveu grandes exposições agropecuárias que divulgaram o nome de nossa cidade  e a qualidade de nossos animais. As Expovap´s foram um marco em nossa cidade, evento ansiosamente aguardado por todos, pois tornou-se também entretenimento e lazer para a população.

Atualmente, o Sindicato Rural é voltado também à formação do produtor, do trabalhador rural e familiares desenvolvendo diversos cursos e programas em parceria com o SENAR auxiliando o desenvolvimento de setores que hoje são destaque em nosso município como a apicultura, produção orgânica de hortaliças e turismo rural.

O Sindicato Rural de Pindamonhangaba está sediado em seu terreno no centro da cidade, terreno este adquirido na década de 70 e doado ao sindicato por 24 produtores rurais que são:

-Abílio Marcondes de Godoy     -Joaquim Pereira da Silva

-Adherbal Ribeiro Ávila               -José Gomes Vieira

-Antenor da Silva Andrade           -José Moacyr Andrade Basso

-Antonio Alves Monteiro             -Jorge Leal Raposo Lopes

-Antonio Farah                              -Kermit de Moura Bastos

-Antonio Lourenço Junior             -Luiz Eduardo Carvalho Braga

-Arnani Basso                                 -Mario Lessa Salgado

-Derocy Miranda de Oliveira      -Paulo Bittencourt de Carvalho

-Eduardo Lourenço                        -Pedro Nelson Correa Gonçalves

-Ireno Godoy                                 -Santo Sauro

-Irineu Alves Vieira                       -Vicente Pinto de Souza

-João de Deus Pinto Monteiro   -Vitorio Cassiano

A esses generosos produtores que tiveram a capacidade de enxergar a importância dessa doação para o futuro do Sindicato Rural, ficam os agradecimentos de toda a classe dos produtores rurais de Pindamonhangaba.