Vidas são transformadas pelo Programa Jovem Agricultor do Futuro

Programa realizado em parceria entre o Sindicato Rural de Pinda e o SENAR tem encerramento em novembro

Depois de muitas horas de estudo teórico, muitas oficinas, projetos e aulas práticas, o Programa Jovem Agricultor do Futuro chega ao final agora no mês de novembro e com um saldo bastante positivo. “O programa foi um sucesso. Ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, os jovens participantes demonstraram muita vontade durante o aprendizado e surpreenderam positivamente em todos os aspectos”, comemora João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.

Durante o ano, foram trabalhadas diversas oficinas como: Aprender a Aprender, Linguagens e Códigos, Trabalho em Equipe, Ética e Cidadania, Atendimento ao Cliente, Projeto vida e Projeto de Empreendimento Agrícola. Segundo Karen Cristina de Freitas Moraes, instrutora pedagógica, todas foram desenvolvidas de forma dinâmica com recursos visuais, brincadeiras, músicas, entre outras atividades. “Em algumas oficinas, conseguimos potencializar o conhecimento através de palestras de curta duração com profissionais altamente experientes e reconhecidos, momento em que os alunos tiravam dúvidas não apenas sobre o conteúdo, mas também dúvidas pessoais”, comentou.

A Instrutora explica que na Oficina de Ação Comunitária, o Programa recebeu a presença do Engenheiro agrônomo Ricardo Da Costa Manso, que falou sobre Dengue, na Oficina de Promoção da Saúde, a colaboração foi da bióloga Luciane Alvarenga Araújo, que abordou assuntos com DSTs, drogas e esporte, na Oficina de Comercialização e Marketing, a contribuição foi do graduado em Marketing Douglas Gregório e,  na Oficina de Gestão de Recursos Humanos, a colaboração foi da Contadora Sandra Mendes Wolff. Os alunos ainda participaram de uma atividade de Rapel e Ecoturismo, com visita ao Parque Trabiju, além de atividades de Turismo Pedagógico.

Para o engenheiro agrônomo e instrutor Ruan Calderaro de Oliveira, o programa é bastante completo e ofereceu uma grande visão aos alunos. “Ensinamos aos jovens a como fazer um jardim, uma horta, mas, sobretudo, a como ter disciplina e responsabilidade, promovendo uma real mudança para o futuro”, salienta o instrutor.

O plantio da horta rendeu uma farta colheita que foi distribuída entre os alunos. Plantaram e colheram: alface, tomate, pimentão, beterraba, abóbora, salsa, cebolinha, pepino japonês, rúcula, melancia, entre outros.

Entre os alunos, a opinião é unânime: o programa modificou a vida de todos. “No primeiro dia do curso eu pensava que ia ser chato, mas depois achei muito legal, e eu adorei muito os passeios que fizemos no decorrer do ano e nem vi o tempo passar foi muito rápido, queria ter aproveitado muito mais, e eu agradeço muito a instrutora Karen e o professor Renan,  que    ensinaram  muitas coisas que vamos levar para a vida toda”, comentou o aluno Thiago de Jesus. “O Programa é muito mais que aprender sobre agricultura, aprendemos muito sobre outras atividades. Eu era muito tímida, aprendi a falar mais e a fazer amizades”, ressaltou a aluna Lariany da Cruz Galvão Lima

Segundo Gisleyne Alvarenga, coordenadora do SENAR, o programa foi uma grande surpresa. “Ao acompanhar o desenvolvimento dos alunos, percebemos a real diferença que as aulas fizeram na vida de cada um e o quanto eles poderão contribuir para a comunidade em que vivem”, concluiu.

De acordo com o presidente do Sindicato, o sucesso do programa traz boas expectativas para 2022. “Esperamos dar continuidade ao programa no próximo ano com uma nova turma. E quem sabe atendendo a um número maior de alunos”, concluiu.