Sindicato Rural se reúne com prefeito para firmar novas parcerias

Na manhã desta quinta-feira (27), o presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, João Bosco Andrade Pereira, se reuniu como o prefeito Isael Domingues com o objetivo de firmar novas parcerias para o fomento da profissionalização do produtor rural e do empreendedorismo rural nos jovens.  A reunião contou também com a presença de Paulo Leite, advogado do Sindicato Rural e de Paulo Imparato, secretário Adjunto de Meio Ambiente.

Durante o encontro o presidente do Sindicato apresentou ao prefeito algumas demandas referentes ao Programa Jovem Agricultor do Futuro, que acontece no Centro de Formação Profissional Rural. O objetivo é que a Prefeitura seja parceira no projeto que já acontece no local e nas próximas edições. O Programa tem como objetivo oferecer aprendizagem rural a jovens entre 14 e 17 anos.

Outro assunto abordado na reunião foi a formação de brigadas para combater focos de incêndio na zona rural. “O Sindicato Rural tem sido muito cobrado nesse sentido, pois os bombeiros não conseguem atender toda área rural do munícipio, dessa forma é importante a formação de brigadistas e buscamos a parceria da Prefeitura para realizar essa formação”, comentou o presidente do Sindicato Rural. Para firmar essa parceria, o Sindicato Rural se reunirá novamente com o representante da Defesa Civil de Pindamonhangaba, para alinhar as próximas ações.

Durante a reunião o presidente do Sindicato também informou ao prefeito que o Sindicato já deu entrada no projeto para a construção de um novo centro de formação profissional rural, no terreno adquirido nas proximidades da Fazenda do Tanque e que em breve darão início a construção.

E por último, o presidente do Sindicato apresentou ao prefeito o desejo do Sindicato em utilizar o prédio onde hoje funciona o Escritório de Desenvolvimento Rural, antiga CATI. O objetivo é fazer uma reforma no prédio e transferir para lá o escritório do Sindicato Rural e de outras entidades ligadas à zona rural, como a Defesa agropecuária, Departamento de Meio Ambiente, entre outros. O local continuará a ser sede da Casa da Agricultura e do Escritório de Desenvolvimento Rural.  “Nós temos um carinho especial pelo prédio que abrigou a antiga CATI por tantos anos e a Casa da Agricultura. Acreditamos que podemos criar ali um centro que atenda o produtor rural e as demandas do campo”, salientou.

O prefeito Isael Domingues afirmou que o Sindicato Rural é entidade parceria da Prefeitura para projetos que beneficiam os produtores rurais. “A zona rural nos interessa muito e todo projeto que fomente a fixação do homem no campo é de extrema importância para a Administração Municipal”, concluiu.